Qual a diferença de médico residente?
Índice
- Qual a diferença de médico residente?
- Como é a vida de um residente de Medicina?
- Quanto um médico Recém-formado ganha por plantão?
- Qual a diferença entre médico interno e especialista em medicina interna?
- Qual é a residência médica?
- Qual é o período de formação do médico interno?
- Quais são os órgãos responsáveis pela formação dos médicos internos?

Qual a diferença de médico residente?
Já a residência médica está relacionada com um tipo de pós-graduação em Medicina. Ela é realizada pelos alunos que já concluíram os estudos no curso e desejam se tornar especialistas em uma área. As possibilidades de atuação no ramo da saúde são bem variadas.
Como é a vida de um residente de Medicina?
Um residente de medicina irá trabalhar 60 horas semanais (12h por dia) e mais 12 de um plantão noturno semanal. Após um plantão, é exigido um horário mínimo de descanso de pelo menos 6h. Também é necessário que o residente tenha pelo menos um dia de folga semanal – preferencialmente nos finais de semana.
Quanto um médico Recém-formado ganha por plantão?
Para saber quanto um médico ganha por plantão, vale a pena considerar a especialidade e a localidade. Em São Paulo, especialmente para os recém-formados, a média do valor do plantão com duração de 12 horas é de R$ 1200,00, mas pode variar entre R$ 900,,00.
Qual a diferença entre médico interno e especialista em medicina interna?
- No final do internato, os médicos passam a ser especialistas. É frequente a confusão entre médico interno e especialista em Medicina Interna - internista. Não são sinónimos, apesar de um médico interno poder estar a fazer a sua especialização em medicina interna.
Qual é a residência médica?
- RESIDÊNCIA MÉDICA. A residência é uma espécie de pós-graduação em Medicina. O recém-formado se prepara para fazer uma prova teórica com cerca de 100 questões sobre o curso de medicina. Ela vai dar habilitação para se especializar em alguma área médica de determinado hospital, sempre de escolha do candidato.
Qual é o período de formação do médico interno?
- Em Portugal, um médico interno é aquele que se encontra num período de formação pós-graduada que conduz à obtenção da especialidade. Esse período inicia-se após a conclusão do curso e pode durar entre 5 a 7 anos, consoante a especialidade. No final do internato, os médicos passam a ser especialistas.
Quais são os órgãos responsáveis pela formação dos médicos internos?
- São órgãos com funções de gestão e apoio à formação dos médicos internos. Nas áreas de Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública e Medicina Legal, além das Direcções de Internato, existem estes órgãos de âmbito regional, para coordenação das Direcções. A Ordem dos Médicos e responsável pelos aspectos técnicos da formação dos internos.