adplus-dvertising

Qual a mutação mais comum?

Índice

Qual a mutação mais comum?

Qual a mutação mais comum?

Mutação pontual: geralmente causada por substâncias mutagênicas ou erros na replicação do DNA, há a troca de um único nucleotídeo por outro. A mais comum, conhecida por transição, ocorre quando há a troca de uma purina por outra purina (A ↔ G) ou uma pirimidina por outra pirimidina (C ↔ T).

Quais as principais mutações humanas?

Podem ser classificadas em alguns tipos:

  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.

Quais são as causas das mutações genéticas?

  • Quais são as causas das mutações genéticas? De modo geral, as mutações são causadas por um erro no processo de duplicação do DNA; no entanto, existem, dentre outros, certos fatores do ambiente que podem produzir esse efeito, como raios X, substâncias presentes no fumo, luz ultravioleta, ácido nitroso e alguns corantes presentes em alimentos.

Como a mutação genética facilitou a evolução da espécie?

  • Essa mutação gerou a pelagem branca, facilitando a esses ursos brancos se adaptarem melhor ao clima polar, que possui neve em grande parte do ano. A cor branca facilita ao urso polar o “disfarce” para poder caçar suas presas. Esse é um exemplo de como a mutação genética facilitou a evolução e preservação da espécie.

Qual a origem de uma mutação cromossômica?

  • Esse tipo de mutação geralmente causa alterações em mais de um tipo de gene. Como exemplo de mutação cromossômica, podemos citar a Síndrome de Down, que causa um aumento no número de ...

Como ocorre a mutação gênica?

  • Na mutação gênica pode ocorrer substituição, eliminação ou inserção de uma ou várias bases na cadeia de DNA. Tipos de mutações gênicas por: Substituição: ocorre a troca de um ou mais pares de bases; Inserção: quando uma ou mais bases são adicionadas ao DNA, modificando a ordem de leitura da molécula durante a replicação ou a transcrição.

Postagens relacionadas: