adplus-dvertising

O que é mutação e qual a sua importância?

Índice

O que é mutação e qual a sua importância?

O que é mutação e qual a sua importância?

O termo mutação diz respeito às mudanças no material genético, o que constitui a principal fonte de variação genética existente. Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos.

Qual o significado de mutação genética?

Marcel Brunetto, especialista em Hematologia, explica que mutação genética “é uma alteração permanente na sequência de DNA. Isso difere aquela sequência de gene da maioria das pessoas”.

Qual a importância das mutações?

  • Importância das mutações As mutações, muitas vezes, são relacionadas a algo ruim, principalmente por estarem ligadas ao surgimento de alguns tipos de tumores e síndromes. Entretanto, as mutações podem criar novos alelos e novos genes, contribuindo para uma maior variabilidade genética.

Qual a origem da mutação?

  • Dessa forma, podemos concluir que a mutação é uma mudança brusca que ocorre ao acaso no material genético e que pode ser transmitida aos descendentes. As mutações são induzidas pelos agentes mutagênicos, que podem ser de origem química ou física.

Qual a mutação mais importante para o processo evolutivo?

  • Algumas mutações afetam células somáticas, não podendo ser, portanto, transmitidas aos descendentes. As únicas mutações importantes para o processo evolutivo são aquelas que afetam as células reprodutivas, pois estas podem ser transmitidas de geração a geração, causando mudanças significativas ao longo do tempo.

Qual é a mutação sem sentido?

  • Mutação sem sentido (nonsense): mutação molecular cuja alteração no nucleotídeo causa o surgimento de um códon (sequência de três bases nitrogenadas) de término, indicando o fim da cadeia de aminoácidos.

Postagens relacionadas: