O que é o mundo fático?

O que é o mundo fático?
Os conceitos de que usa o jurista são conceitos de dois mundos diferentes: o mundo fático, em que se dão os fatos físicos e os fatos do mundo jurídico, quando tratados somente como fatos do mundo fático, e o mundo jurídico em que só se leva em conta o que nele entrou, colorido pela regra jurídica que incidiu.
O que é Fático-jurídico?
Significado de Fático adjetivo [Jurídico] Que se refere ao fato jurídico ou próprio desse fato. Etimologia (origem da palavra fático). ... adjetivo [Linguística] Capaz de garantir o contato entre o falante e aquele com quem se fala ou destinatário, centrando-se no canal da comunicação: função fática da linguagem.
O que é um suporte fático?
O suporte fático é o conjunto de condições previstas pela norma que, quando verificadas, geram determinada consequência jurídica. Essa noção é bastante usada em outros ramos do direito, como o direito penal e o direito tributário (tipo penal e fato gerador).
O que é suporte fático concreto?
Suporte fático concreto: É o próprio fato quando materializado no mundo. Aqui, o suporte fático abstrato se concretiza no mundo. Elementos do suporte fático: Relevância dos fatos: A norma jurídica representa a valoração dos fatos da vida feita pela comunidade jurídica.
O que seria Juridicização como fato?
Juridicizar significa tornar jurídico, implicando, assim, a entrada de certo evento (fato natural ou conduta do ser humano) no mundo jurídico. O evento somente entra no mundo jurídico quando preexiste norma que o discipline.
O que são os elementos nucleares de um suporte fático?
Os elementos nucleares são os fatos considerados, pela norma jurídica, essenciais para a sua incidência e para a criação do fato jurídico. Exemplo disso, é a morte, quanto à sucessão. ... Além do cerne, que compõe o núcleo do suporte fático há também fatos que o completam, são os chamados completantes.
Quais são as espécies de suporte fático?
Vários tipos de fatos do mundo físico podem ser previstos no suporte fático: fatos da natureza e do animal que estejam relacionadas a alguém; atos humanos; dados psíquicos relacionados com algum acontecimento exterior; estimações valorativas (ex: negligência, imoralidade); probabilidades (ex: lucros cessantes, prole ...
O que é o processo de Juridicização?
O fenômeno da juridicização ocorre neste momento, com a incidência da norma que transforma a parte relevante do fato que ocorreu concretamente em fato jurídico. Somente ultrapassado este momento lógico é que se pode falar em efeitos jurídicos, entre os quais, a relação jurídica.