Como saber se tem microcefalia?
Índice
- Como saber se tem microcefalia?
- Quais são as causas da microcefalia?
- Como é o cérebro de uma pessoa com microcefalia?
- Quem tem microcefalia vive menos?
- Como saber se um adulto tem microcefalia?
- Qual o tratamento para a microcefalia?
- Qual é a microcefalia primária?
- Qual a microcefalia grave?
- Qual a causa da microcefalia adquirida?

Como saber se tem microcefalia?
Para diagnosticar a microcefalia após o nascimento, o médico deve medir a distância em torno da cabeça do recém-nascido, também chamada de perímetro cefálico. Essa medida é, então, comparada ao padrão da população, de acordo com o sexo e idade.
Quais são as causas da microcefalia?
A microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e infecciosas, além de bactérias, vírus e radiação. Ela não tem uma única causa. Alguns exemplos são o vírus da rubéola, citomegalovírus, herpes, a toxoplasmose e alguns estágios da sífilis.
Como é o cérebro de uma pessoa com microcefalia?
A microcefalia é um raro distúrbio neurológico no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça é menor do que o esperado. A microcefalia pode estar presente no nascimento ou pode ser adquirida nos primeiros anos de vida.
Quem tem microcefalia vive menos?
Ainda não se sabe ao certo quais são as complicações de longo prazo provocadas pela má formação, nem ao menos se ela reduz a expectativa de vida. Mas estudos realizados e análises de casos mostram que a qualidade de vida de uma criança que nasce com o problema é inevitavelmente prejudicada.
Como saber se um adulto tem microcefalia?
O sinal presente em todos os casos de microcefalia é uma cabeça pequena, com tamanho desproporcional ao corpo. As microcefalias capazes de provocar retardo no desenvolvimento intelectual costumam ser bastante óbvias ao exame físico.
Qual o tratamento para a microcefalia?
- Não há tratamento da Microcefalia, mas existem procedimentos para amenizar os efeitos da ocorrência, no que diz respeito ao desenvolvimento mental da criança.
Qual é a microcefalia primária?
- Existe a microcefalia primária, onde os bebês nascem com a cabeça menor que o esperado sem motivo ou causa aparente (pode ser apenas herança genética familiar). Já na microcefalia secundária, devido a alguma doença ou fator, há um problema no desenvolvimento cerebral, fazendo com que ele não cresça como o esperado. O que é macrocefalia?
Qual a microcefalia grave?
- A microcefalia grave é a forma mais grave e extrema dessa condição, em que a cabeça do recém-nascido é muito menor do que o esperado.
Qual a causa da microcefalia adquirida?
- Esses casos que surgem depois do nascimento são chamados de microcefalia adquirida. O fechamento precoce das fontanelas, chamado de craniossinostose, é outra causa possível de microcefalia adquirida. Neste caso, o cérebro não cresce por haver uma limitação do seu espaço físico.