adplus-dvertising

O que é multiculturalismo e qual o papel da educação?

Índice

O que é multiculturalismo e qual o papel da educação?

O que é multiculturalismo e qual o papel da educação?

Tratar da educação multicultural é uma forma de promovermos a equidade social, valorizando assim, as culturas e colaborando para a superação das diferenças. ... No Brasil, essa multiculturalidade não deveria representar uma dificuldade, afinal somos marcados pelas diferentes culturas, pela miscigenação.

Qual é o principal objetivo do multiculturalismo?

O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.

Qual a importância do multiculturalismo na pedagogia?

  • A questão do multiculturalismo é de extrema importância na área da pedagogia e educação. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que possa integrar as diferenças, e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos.

Qual o tema do multiculturalismo?

  • O referido projeto aborda a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país e dentro da comunidade escolar, procurando dessa maneira buscar meios e métodos para a construção do conhecimento do educando. Tem-se como tema O MULTICULTURALISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Qual é a multiculturalidade?

  • O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Alguns países apresentam uma maior multiculturalidade.

Quem foram os precursores do multiculturalismo?

  • Segundo SILVA e BRANDIM (2008:56) “Os precursores do multiculturalismo foram professores, doutores afro-americanos, docentes universitários na área dos estudos sociais que trouxeram por meio de suas obras, questões sociais, políticas e culturais de interesse para os afro-descendentes”.

Postagens relacionadas: