Como é feito o mimetismo?

Como é feito o mimetismo?
Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. Por exemplo o bicho-folha é confundido com a folha de determinada espécie de planta.
Qual a função do mimetismo?
- Por meio deste, é possível imitar outros organismos, a fim de conquistar vantagem sobre a presa ou esconder-se do predador. O maior objetivo observado com o mimetismo é promover a proteção de predadores e a facilidade contra as presas, como supracitado. Existem, no entanto, outras funções com esta característica, tais como:
Qual o tipo de mimetismo mais observado na natureza?
- Tipos de mimetismo observados na natureza. O mimetismo não é uma característica única, mas sim possuidora de vários diferentes tipos característicos. Podendo ser, assim, mimetismo batesiano, mulleriano, agressivo e reprodutivo. Mimetismo batesiano. É o tipo de mimetismo mais observado na natureza.
Quais são os sinais de mimetismo?
- Nesse tipo de mimetismo, o imitador tenta enganar o predador usando cores e características que causam repulsa. As cores e a forma são sinais de alerta para que o predador se afaste porque o organismo não é palatável ou é indesejável. Essa estratégia chama-se coloração de advertência ou aposematismo.
Qual a característica do mimetismo reprodutivo?
- Entre os exemplos está o da vespa macho, que passa a imitar o comportamento da fêmea para enganar e afastar outros machos. Porém, o mimetismo reprodutivo não é uma característica exclusiva dos animais, as plantas também podem obter vantagens ao mimetizar. Um exemplo é o da orquídea Ophrys apifera, que imita a fêmea da abelha.