O que é morfossintaxe na língua portuguesa?

O que é morfossintaxe na língua portuguesa?
Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. ... Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração.
Como estudar morfossintaxe?
Em uma análise, pode-se considerar apenas a palavra (morfologia) ou sua função (sintaxe). Quando ambas aparecem juntas, surge a morfossintaxe. A palavra pode ser classificada isoladamente, analisando apenas sua classe gramatical, ou pode ser estudada a partir da função que estabelece dentro da oração.
Quais são os conteúdos da morfossintaxe?
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.
Qual é a análise morfológica?
- Consiste na análise em termos morfológicos e sintáticos com relação às orações, sendo importante frisar que: Análise morfológica: refere-se à análise das palavras de uma forma individual, independentemente da ligação que ocorre com outras palavras.
Como fazer a análise morfológica do enunciado?
- Se as dúvidas nos conceitos de substantivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, adjetivo, conjunção e interjeição aparecerem, é importante voltar e revisar. Façamos a análise morfológica do enunciado abaixo, lembre-se de que o objeto de estudo é a palavra: A prova estava muito complicada.
Por que a língua portuguesa não é exata?
- Embora a língua portuguesa não seja uma ciência exata, no caso da morfossintaxe é possível pensar de forma mais objetiva, pois as funções sintáticas são definidas previamente. Por exemplo, o adjetivo é um caracterizador, portanto, ou estará ao lado do nome, ou se relacionando com ele.