Qual a causa de molusco na pele?

Qual a causa de molusco na pele?
Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.
Como pega molusco na pele?
O vírus do molusco contagioso se espalha a partir do contato físico direto de pessoa para pessoa e através de objetos pessoais contaminados, tais como roupas, lençóis, toalhas, esponjas de banho e brinquedos.
Como surge o molusco contagioso?
O vírus que causa molusco é contagioso. O vírus se espalha pelo contato direto com a pele (por exemplo, numa luta livre) ou objetos, como toalhas ou esponjas, que foram tocados por uma pessoa infectada. O vírus também pode se espalhar na água, como em piscinas, banhos ou saunas. Essa infecção é comum entre as crianças.
Como acabar com o molusco?
- Com isso se consegue destruir as células infectadas e o vírus que está alojado em seu interior. Você também pode recorrer à técnica de curetagem, que consiste em acabar com as lesões mediante uma raspagem superficial. Não deixa cicatriz e é um dos métodos mais utilizados para tratar o molusco.
Quando desaparecem as lesões do molusco?
- A doença pode durar de vários meses até mais de um ano. Durante esse tempo, algumas lesões podem desaparecer por conta própria e outras novas podem surgir. Em raros casos, a doença pode demorar mais de 3 anos para desparecer. Quando as lesões do molusco desaparecem, elas podem deixar manchas mais claras na pele, que desaparecem com o tempo.
Onde pode ser visto o molusco?
- O molusco pode ser visto em qualquer lugar no corpo, exceto na palma da mão e sob a sola do pé. Os órgãos genitais são as áreas mais afetadas em mulheres grávidas. Área genital e abdominal. Inchaço. Coçando as pápulas pode ocorrer uma lesão, a pessoa pode sentir dor e isso pode piorar a infecção.
Quem é mais propenso a pegar o molusco contagioso?
- As pessoas mais propensas a "pegar" molusco contagioso são as crianças e os indivíduos com a imunidade baixa, como os que têm HIV ou AIDS. Nesses casos, a manifestação do molusco contagioso costuma ser intensa, tanto no tamanho como no número de lesões, sobretudo no rosto.