O que se entende por mimetismo?

O que se entende por mimetismo?
O mimetismo é um mecanismo utilizado por algumas espécies, em que se observa uma espécie imitando outra, sendo essa imitação física ou comportamental.
O que é mimetismo agressivo?
No Peckhamiano, também chamado de mimetismo agressivo, é o predador que se disfarça, parecendo inofensivo, para facilitar seu ataque. É o caso das aranhas do gênero Myrmarachne, que mudam suas características físicas, ficando semelhantes às formigas.
Quais são exemplos de mimetismo?
- A imitação de cores, padrões, texturas e cheiros são exemplos de mimetismo. Borboletas, corujas, insetos, polvos, cobras, aranhas, moscas, mariposas e gafanhotos são algumas espécies miméticas.
Qual a característica do mimetismo reprodutivo?
- Entre os exemplos está o da vespa macho, que passa a imitar o comportamento da fêmea para enganar e afastar outros machos. Porém, o mimetismo reprodutivo não é uma característica exclusiva dos animais, as plantas também podem obter vantagens ao mimetizar. Um exemplo é o da orquídea Ophrys apifera, que imita a fêmea da abelha.
Qual a diferença entre mimetismo e camuflagem?
- É muito comum a confusão entre mimetismo e camuflagem. Entenda a diferença entre os dois processos. Como vimos, no mimetismo os seres assemelham-se uns com os outros para obter alguma vantagem. No caso da camuflagem, as estratégias servem para dificultar a aproximação do predador ou facilitar a chegada até a presa.
Qual é o mimetismo dessas borboletas?
- Um exemplo desse mimetismo ocorre entre a borboleta-monarca (Danaus plexippus) e a borboleta-vice-rei (Limenitis archippus). Essa última apresenta forma e coloração semelhantes às presentes na monarca, entretanto, nesse caso, a sinalização é verdadeira, pois ambas possuem nocividade. A borboleta-monarca é uma borboleta não palatável.