O que é mielopatia compressiva cervical?
Índice

O que é mielopatia compressiva cervical?
A mielopatia cervical é a lesão da medula espinhal, devido a compressão da medula espinal na altura do pescoço, em conseqüência da “espondilose” ou artrose cervical intervertebral que diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral.
O que pode causar mielopatia?
A mielopatia é mais comumente causada por estenose espinhal, que é um progressivo estreitamento do canal espinhal. Nas fases avançadas de degeneração da coluna vertebral, osteófitos e alterações artríticas podem tornar o espaço disponível para a medula espinhal no interior do canal espinhal muito pequeno.
O que é uma mielopatia Espondilótica?
Mielopatia cervical espondilótica é a compressão da medula espinal na região do pescoço. Frequentemente ocorre devido a hérnia de disco ou estenose (estreitamento) degenerativa do canal vertebral. A compressão da medula espinal pode provocar alteração da função neurológica normal.
O que causa compressão na cervical?
A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia.
Qual o tratamento da mielopatia?
- Tratamento. O tratamento da mielopatia visa reabilitar o paciente redefinindo funções perdidas durante a evolução do estado patológico, diminuir as dores causadas pelas lesões, fortalecimento da musculatura, reeducação postural para evitar novas lesões, fisioterapia para a diminuição da dor, melhora da postura e fortalecimento local.
Como funciona a fisioterapia para a mielopatia?
- A fisioterapia visa restabelecer a mielopatia pelo posicionamento mais adequado das vértebras afetadas, reduzir a dor e ajudar você a retornar às suas atividades diárias. Se for uma fisioterapia bem feita e se for uma mielopatia leve, seus sintomas não vão progredir e o paciente aprende a conviver com a doença sem problema.
Como ocorre a mielopatia cervical?
- A mielopatia cervical é uma doença que ocorre por compressão da medula espinhal devida às alterações degenerativas que a coluna sofre com a idade (veja imagem superior). Tipicamente, afeta pacientes acima dos 50 anos e constitui a doença degenerativa medular mais comum do idoso.
Qual a causa da mielopatia carcinoma?
- Mielopatia carcinomatosa significa que a medula espinhal sofreu danos devido a um carcinoma. O tratamento depende das causas da mielopatia. No entanto, em alguns casos, a causa pode ser irreversível, de modo que o tratamento só pode ajudar a aliviar os sintomas ou retardar a progressão desse distúrbio.