adplus-dvertising

Como ocorre o mimetismo molecular?

Índice

Como ocorre o mimetismo molecular?

Como ocorre o mimetismo molecular?

O mimetismo molecular se caracteriza pela produção de moléculas semelhantes sob o ponto de vista estrutural, antigênico ou funcional, por parte de um microrganismo patogênico, a fim de apresentar determinadas características biomoleculares semelhantes às de seus organismos hospedeiros.

O que é mimetismo Antigenico?

Mimetismo Antigênico ou Espalhamento de Epítopos poderiam ser fatores patogênicos indutores em casos de Dermatoses Liquenóides, e também fatores responsáveis pela transição para a forma ulcerativa, exantematosa ou outras formas raras da doença.

Como ocorre a autoimunidade mediada por anticorpos?

Um defeito nos linfócitos T reguladores pode interferir em qualquer um desses mecanismos de defesa, resultando em autoimunidade. Anticorpos anti-idiótipos (anticorpos contra o local de combinação com antígenos de outros anticorpos) podem interferir na regulação da atividade do anticorpo.

Em que se baseia o evento de mimetismo antigênico?

Esse novo conceito de que o mimetismo do carboidrato pode causar uma doença autoimune dá uma pista para a patogênese de doenças imunomediadas. O mimetismo molecular baseia-se na semelhança estrutural entre um patógeno ou metabólito e a própria estrutura do elemento em questão.

Qual é o caso mais comum do mimetismo molecular?

  • O caso mais comum é o mimetismo molecular. Ele foi proposto como um mecanismo patogênico para doenças autoimunes.

Quais são os organismos que mais se utilizam do mimetismo?

  • Os insetos são os exemplos de organismos que mais se utilizam do mimetismo. Para as adaptações, se valem de características químicas, físicas e comportamentais. A seleção natural é o processo responsável por tornar as espécies miméticas.

Qual o objetivo do mimetismo?

  • O mimetismo é uma característica adaptativa de animais ou plantas de imitar outro organismo para obter vantagens. Entre os maiores objetivos do mimetismo está a proteção contra predadores. Há, também, outras funções, como obter vantagem no acasalamento, alimentação ou confundir a presa. O...

Qual a característica do mimetismo reprodutivo?

  • Entre os exemplos está o da vespa macho, que passa a imitar o comportamento da fêmea para enganar e afastar outros machos. Porém, o mimetismo reprodutivo não é uma característica exclusiva dos animais, as plantas também podem obter vantagens ao mimetizar. Um exemplo é o da orquídea Ophrys apifera, que imita a fêmea da abelha.

Postagens relacionadas: