adplus-dvertising

Qual a época correta para fazer a dessecação da soja?

Índice

Qual a época correta para fazer a dessecação da soja?

Qual a época correta para fazer a dessecação da soja?

O momento adequado para realizar a dessecação é na maturação fisiológica do grão, que é observado quando este já tenha atingido o máximo de peso de matéria seca e se desliga fisiologicamente da planta (R7). Neste momento os grãos passam a ter coloração amarelada e as plantas apresentam 75% das folhas e vagens amarelas.

Como ocorre a dessecação da soja?

A dessecação pré-colheita consiste em aplicar um herbicida, geralmente de contato, quando a semente atinge o ponto de maturação fisiológica. A aplicação mata a planta e seca suas folhas, uniformizando a maturação, o que permite antecipar a safra.

O que é dessecação da soja?

A dessecação pré-colheita da soja, com uso de herbicida, é uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita, pois o produtor obtém uma antecipação média de cinco dias, o que antecipará o plantio do milho safrinha.

Qual a função da dessecação?

A dessecação química é uma das formas encontradas para antecipar a colheita, sem alterar a produção, evitando com isso, que as mesmas fiquem expostas as condições ambientais como oscilações de temperatura e umidade, que favorecem a queda do potencial fisiológico das sementes.

Quantos dias Deve-se aguardar entre a dessecação e a colheita da soja?

Observa-se perda em todas as épocas de dessecação, porém foram menores abaixo dos 10 dias (

Quais as desvantagens da dessecação Pré-colheita?

A decisão sobre o momento adequado para aplicar o dessecante é o ponto principal da operação de dessecação na pré-colheita. Sua aplicação antecipada pode resultar em perdas consideráveis na produtividade da soja, interferindo na germinação e no vigor das sementes colhidas.

Pode dessecar soja com atrazina?

Uma dose muito comumente utilizada é a de 2,0 l. ha-1 de Atrazina, podendo ser adicionado óleo mineral ou não, dependendo o caso. No entanto deve o produtor ficar atento a condição das plantas de soja, que normalmente algumas acabam escapando, e desta forma não consiguirá mais acabar com estas plantas.

O que é dessecação de semente?

A semente tem como papel biológico à conservação e a disseminação da espécie. A tolerância à dessecação, que permite à semente ser armazenada por muitos anos sem perda de viabilidade, na maior parte das sementes, é adquirida durante a maturação. ...

Para que serve a desidratação das sementes?

Algumas vantagens de se colher as sementes com umidade alta e se proceder a secagem são: a) possibilidade de planejar a colheita; ... c) menor perda de sementes por deiscência/degrane natural. Enfatiza-se que, para muitas espécies recalcitrantes, as sementes não podem ser secadas a baixos teores de água.

Quanto tempo demora para se colher a soja?

120 dias O tempo entre o plantio e a colheita pode variar de acordo com a região e a cultivar utilizada. As cultivares plantadas comercialmente no Brasil têm ciclos em torno de dias.

Quais fatores levam a dessecação da soja?

  • O pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Adegas ressalta que há quatro fatores que nos levam a realizar a dessecação de pré-colheita da soja, que são eles: Presença de plantas daninhas na área, que venha a interferir na colheita;

Quais ingredientes são utilizados no processamento da soja?

  • No processamento da soja são produzidos vários ingredientes com aplicação em nutrição animal, entre os quais: os farelos de soja 44 ou 48 % de proteína, o óleo degomado, as lecitinas, a borra, a casca e o concentrado protéico de soja.

Quais os motivos da dessecação de soja para colheita?

  • Principais motivos da dessecação de soja para colheita A dessecação pré-colheita consiste em aplicar um herbicida, geralmente de contato, quando a semente atinge o ponto de maturação fisiológica. A aplicação mata a planta e seca suas folhas, uniformizando a maturação, o que permite antecipar a safra.

Como é feita a soja sem casca?

  • A casca será moída e tostada para posterior reincorporação ao farelo de soja, dependendo do tipo de subproduto a ser comercializado. A soja sem casca segue para o condicionador e, em seguida para a laminação. Na laminação, os grãos partidos passam por rolos e seguem para a expansão.

Postagens relacionadas: