adplus-dvertising

O que é uma personificação?

Índice

O que é uma personificação?

O que é uma personificação?

A personificação é uma das figuras de linguagem classificadas como figura de pensamento. Muito presente na literatura, ela utiliza de características humanas (seres animados) para atribuir sentimentos, qualidades e ações aos seres irracionais e objetos inanimados.

Quais as metáforas?

12 exemplos de metáforas e seus significados

  1. Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas. ...
  2. A casa deles era uma prisão. ...
  3. O seu irmão é um monstro! ...
  4. O João é um palhaço. ...
  5. A vida dela é um conto de fadas. ...
  6. Aquele rapaz é um gato. ...
  7. Seu coração é uma pedra! ...
  8. Cuidado, essa sua amiga é uma cobra!

Qual a metáfora?

  • Metáfora é uma figura de linguagem em que um termo substitui outro em uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora.

Por que a metáfora diz coisa por outra?

  • Assim, Gustavo Bernardo, doutor em Literatura Comparada, afirma: Folheando nossos antigos cadernos escolares, lembramos que a metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança.

Qual é o efeito da personificação?

  • Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha” .

Qual é a metáfora de Cecília?

  • Com essa metáfora, Cecília quis representar como o seu coração e seus sentimentos, que antes eram leves, passaram a ser mais pesados e tiraram a alegria dela. Para isso, ela utiliza a metáfora dizendo que seu coração é uma pedra, ou seja, algo completamente inanimado. Figuras retóricas.

Postagens relacionadas: