Como separar as sílabas poéticas?

Como separar as sílabas poéticas?
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.
Qual a diferença entre sílabas poéticas e versos?
- Há duas regras que diferenciam as sílabas literárias: Unir sílabas quando houver som fraco e forte ou vice versa. Mediante o número de sílabas poéticas, os versos são classificados da seguinte forma:
Quais são as sílabas métricas de um verso?
- Às várias orações dividindo as sílabas métricas em determinado verso podem ser atribuídos nomes, como por exemplo: no verso de Camões "e viva eu cá na terra sempre triste". Este verso tem doze sílabas gramaticais, mas apenas dez sílabas métricas, sendo o -is de "triste" a última contabilizada.
Como é feita a contagem das sílabas poéticas?
- As sílabas poéticas são diferentes das sílabas gramaticais. Por tanto, a métrica não é feita necessariamente de acordo com a divisão silábica gramatical e possui regras específicas para sua realização. 1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso.
Qual a diferença entre o verso e a última sílaba tónica?
- Este verso tem doze sílabas gramaticais, mas apenas dez sílabas métricas, sendo o -is de "triste" a última contabilizada. Uma das principais diferenças reside no facto de, na contagem métrica, não se contabilizarem as sílabas que se seguem à última sílaba tónica.