O que é micoplasmose?

O que é micoplasmose?
A micoplasmose é uma das doenças de aves causada por bactérias; nesse caso, pelas do tipo Mycoplasma. Existem muitas bactérias desse tipo, e algumas delas são conhecidas por causarem doenças em frangos, perus e galinhas.
Como tratar a doença da pulga em gatos?
O tratamento consiste na utilização de antibióticos, corticoides e fluidoterapia (soro). Muitas vezes o gatinho precisa ser internado e em casos mais graves ainda pode ser necessário uma transfusão de sangue.
O que a pulga pode causar no gato?
Mais brandas e também mais comuns são as dermatites alérgicas à saliva da pulga (Dasp). Pelo menos 50% a 60% dos gatos já apresentaram ao menos uma vez o problema. O animal se coça e a dermatite acaba evoluindo, gerando um prurido intenso. Podem haver descamações e até lesões bacterianas.
Como prevenir o micoplasma em gatos?
- Micoplasma em gatos. O micoplasma felino, também conhecido como a doença da pulga em gatos pode ser transmitido através da picada de ectoparasitas (parasitas encontrados no pelo e pele do seu animal) infetados, como é o caso de pulgas e carraças. Por esse motivo, o controlo regular de pulgas e carraças é essencial para proteger o seu gato.
Quais são os animais acometidos por Micoplasmose?
- NIBBLETTet al. (2009), realizaram um estudo retrospectivo com 23 felinos acometidos por micoplasmose, atendidos entre 19, na cidade de Saskatoon, no Canadá. Em 95% dos casos os animais tinham acesso livre à rua, 17% tinham histórico recente de briga e houve predomínio de gatos sem raça definida.
Qual a causa da Micoplasmose felina?
- A micoplasmose felina, também conhecida como anemia infecciosa felina, é causada por uma rickettsia (bactéria), Mycoplasma haemofelis, anteriormente conhecida como Haemobartonella felis. O Mycoplasma é um parasita microscópico que invade as células vermelhas do sangue, causando a sua destruição.
Por que a doença é transmitida por Micoplasmose?
- A afecção é transmitida por ectoparasitas, e o tratamento é baseado em suporte e antibioticoterapia, muitas vezes a doença não é diagnosticada devido à dificuldade em se realizar um diagnóstico definitivo e muitos casos de micoplasmose passam facilmente despercebidos pelo médico veterinário.