adplus-dvertising

O que é a doença mesotelioma peritoneal?

Índice

O que é a doença mesotelioma peritoneal?

O que é a doença mesotelioma peritoneal?

O mesotelioma peritoneal maligno é uma neoplasia maligna peritoneal primária com origem nas células que revestem (mesotélio) a cavidade peritoneal.

O que causa mesotelioma pleural?

A exposição ao asbesto é a principal causa do mesotelioma. Após suas fibras serem inaladas, chegam até a pleura onde podem danificar as células mesoteliais. Isto leva à inflamação e cicatrização o que pode alterar as células e seu DNA resultando em um crescimento desordenado e descontrolado das células.

O que é um mesotelioma?

Definição: O Mesotelioma é uma neoplasia do meso- télio, tecido de origem mesodérmica. Ele cresce prefe- rencialmente sobre as superfícies serosas e atinge mais frequentemente a pleura, em 81% dos casos, o peritônio em 15%, e o pericárdio em 4%.

Como detectar mesotelioma?

Os sintomas do mesotelioma pleural podem incluir: Dor nas costas ou na lateral do tórax. Falta de ar. Tosse....Os sintomas gerais do mesotelioma podem incluir:

  1. Febre.
  2. Sudorese.
  3. Fadiga.
  4. Perda de peso.
  5. Coágulos sanguíneos.
  6. Perda de apetite.

Quais as doenças da pleura?

Existem vários fatores que levam ao derrame pleural.

  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Embolia pulmonar;
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças renais;
  • Doenças hepáticas;
  • Neoplasias (como câncer de pulmão, mama e linfomas).

Quais os sintomas de espessamento pleural?

O espessamento pleural difuso pode ser responsável pela dispnéia de exercício e episódios de tosse seca associados a uma significativa restrição da função pulmonar,(6) podendo acometer uma ou as duas paredes laterais torácicas.

O que é mesotelioma maligno de pleura?

O mesotelioma é um tumor proveniente das células mesoteliais da pleura e peritônio, com alto grau de malignidade, geralmente com crescimento rápido e difuso e invasão de partes moles no tórax. As metástases mais comuns ocorrem em pulmões, fígado, pâncreas, rins, supra-renais e medula óssea.

Como diagnosticar o mesotelioma peritoneal?

  • Os pacientes acometidos pelo mesotelioma peritoneal apresentam, primeiramente, dores abdominais e perda repentina de peso. O diagnóstico é feito através de exames como radiografia, sendo este o primeiro a ser pedido pelo médico, pois é capaz de detectar o acúmulo de líquido pleural.

Quais os tipos de mesotelioma?

  • Existem vários tipos de mesotelioma, que estão relacionados com a sua localização, sendo os mais comuns o pleural, localizado na pleura dos pulmões, e o peritoneal, localizado nos órgãos da região abdominal, sendo que os sintomas dependem da sua localização.

Por que o mesotelioma afeta os pulmões?

  • Mesotelioma mais freqüentemente afeta o tecido que envolve os pulmões (pleura). Este tipo é chamado Mesotelioma pleural. Outros tipos, mais raros de Mesotelioma afetar o tecido no abdômen ( Mesotelioma peritoneal), em torno do coração e ao redor dos testículos.

Por que o mesotelioma é erroneamente um câncer de pulmão?

  • Às vezes, este tipo de mesotelioma é considerado erroneamente um câncer de pulmão. O mesotelioma peritoneal, que se desenvolve no revestimento ao redor da cavidade abdominal, representa 20% dos casos, e é associado com uma perda de apetite que frequentemente resulta em perda de peso, distensão abdominal, massa abdominal e hérnias abdominais.

Postagens relacionadas: