O que é métrica do cordel?
Índice
- O que é métrica do cordel?
- O que é métrica e rima?
- Como deve ser um cordel?
- Qual a diferença entre métrica e Escansão?
- Quais são os tipos de métricas rimas e classificações que existem de um poema?
- Quais são os versos de cordel?
- Qual a origem do termo cordel?
- Quais são os modelos possíveis de cordel?
- Quais são as principais características da literatura de cordel?

O que é métrica do cordel?
O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.
O que é métrica e rima?
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
Como deve ser um cordel?
Os poemas de cordel são escritos em forma de rima acompanhados de algumas ilustrações. Recitados de forma melódica, o cordel é a divulgação das tradições populares, da arte, além de ter uma grande importância para a manutenção das identidades locais e das tradições literárias de cada região.
Qual a diferença entre métrica e Escansão?
Métrica é a medida do verso. O estudo da métrica chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos.
Quais são os tipos de métricas rimas e classificações que existem de um poema?
Verso, Estrofe e Rima
- Monossílabo: uma sílaba poética.
- Dissílabo: duas sílabas poéticas.
- Trissílabo: três sílabas poéticas.
- Tetrassílabo: quatro sílabas poéticas.
- Pentassílabo ou Redondilha Menor: cinco sílabas poéticas.
- Hexassílabo: seis sílabas poéticas.
- Heptassílabo ou Redondilha Maior: sete sílabas poéticas.
Quais são os versos de cordel?
- Na literatura de cordel geralmente usa-se os versos de sete slabas (redondilhas maiores) e os versos de dez slabas (decasslabos). Outro ex.: Vou narrar uma histria De_um pavo misterioso Que levantou vo da Grcia Com um rapaz corajoso Raptando_uma condessa Filha de_um conde_orgulhoso.
Qual a origem do termo cordel?
- O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Quais são os modelos possíveis de cordel?
- Seguem abaixo alguns dos modelos possíveis: Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas. Obrigatoriamente, o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Quais são as principais características da literatura de cordel?
- Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas. Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características: