adplus-dvertising

Como diferenciar metáfora de metonímia?

Índice

Como diferenciar metáfora de metonímia?

Como diferenciar metáfora de metonímia?

Como, então, diferenciá-las? Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

Por que a metonímia está ligada à metáfora?

  • Porém, como vimos, a metonímia está ligada à substituição de termos com os quais tenha relação direta por meio de implicações, ou seja, de pressuposição, consequência. A metáfora, por sua vez, faz uma comparação mais livre entre termos, por meio de analogias, isto é, de relações de equivalência, que são propostas no próprio discurso.

Qual a metáfora?

  • A metáfora é uma figura de linguagem bastante usada na comunicação humana, que facilita em muito nossa expressividade, sendo que sem ela muitas ideias e conceitos simplesmente não poderiam ser transmitidos, especialmente as ideias e conceitos poéticos.

Quais são os tipos de metonímia?

  • Os tipos de metonímia referem-se a compatibilidades, tipos de relações que veremos agora. Efeito pela causa e vice-versa Quando um termo é substituído pelo seu efeito ou pela sua causa:

Por que a metáfora diz coisa por outra?

  • Assim, Gustavo Bernardo, doutor em Literatura Comparada, afirma: Folheando nossos antigos cadernos escolares, lembramos que a metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança.

Postagens relacionadas: