adplus-dvertising

Qual a importância clínica da metástase?

Índice

Qual a importância clínica da metástase?

Qual a importância clínica da metástase?

A metástase ocorre quando a célula cancerígena se propaga para partes distantes do corpo de seu local original. Este processo não é fácil e várias etapas devem ocorrer até que se transforme em uma lesão clínica detectável. A maioria dos cânceres podem formar metástases.

O que é a doença metástase?

O câncer é considerado metastático quando ele sai do seu órgão de origem; por exemplo, o câncer de mama que vai para o pulmão, ou o câncer de próstata que vai para os ossos. “Os fatores que fazem com que alguns tumores se 'alastrem' e outros não, ainda não são totalmente compreendidos.

Quais são os sintomas das metástases?

  • Na maioria dos casos, as metástases não provocam novos sintomas, no entanto, quando acontecem, esses sintomas variam de acordo com o local afetado, incluindo: Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar, no caso de metástases nos pulmões;

Quem tem câncer pode desenvolver metástase?

  • No entanto, é importante enfatizar que nem sempre uma pessoa com câncer pode desenvolver metástase. Uma metástase pode se manifestar em qualquer área do corpo, sendo mais frequente nos ossos (metástase óssea), fígado ( metástase hepática ), cérebro (metástase cerebral) e pulmões (metástase pulmonar).

Quais são os fatores fundamentais para o diagnóstico de metástase?

  • “Uma boa análise do paciente, com sequência cronológica do aparecimento dos sintomas - além de exames físicos - são muito importantes na fase inicial do diagnóstico de metástase.

Como prevenir o aparecimento de metástases?

  • Se já estiver em tratamento para câncer, é importante fazer visitas regulares ao médico para acompanhar o andamento do tumor e prevenir o aparecimento de metástases.

Postagens relacionadas: