Onde ocorre o crescimento Aposicional da cartilagem?
Índice
- Onde ocorre o crescimento Aposicional da cartilagem?
- Quais células formam o tecido conjuntivo cartilaginoso?
- Quais as células encontradas na cartilagem?
- Como ocorre o crescimento Aposicional e intersticial da cartilagem?
- Como ocorre a nutrição das células da cartilagem?
- Qual é a cartilagem fibrosa?
- Qual a nutrição da cartilagem elástica?
- Qual a nutrição do tecido cartilaginoso?
- Como ocorre o crescimento da cartilagem?

Onde ocorre o crescimento Aposicional da cartilagem?
No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
Quais células formam o tecido conjuntivo cartilaginoso?
MORFOLOGIA: Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.
Quais as células encontradas na cartilagem?
As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
Como ocorre o crescimento Aposicional e intersticial da cartilagem?
Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.
Como ocorre a nutrição das células da cartilagem?
A cartilagem é avascular, por isso a nutrição é feita através do pericôndrio. PERICÔNDRIO: membrana do tecido conjuntivo, este pericôndrio reveste o tecido cartilaginoso OBS: A cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio por isso a nutrição é feita através da difusão do líquido sinovial.
Qual é a cartilagem fibrosa?
- A cartilagem fibrosa é um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o conjuntivo denso (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2004). Ela está sempre associada ao tecido conjuntivo denso, sendo difícil determinar os limites entre eles (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2004).
Qual a nutrição da cartilagem elástica?
- A cartilagem elástica é nutrida através do pericôndrio. A cartilagem fibrosa é nutrida por tecido conjuntivo denso adjacente a ela. Todas as alternativas são corretas. Nas cartilagens articulares, a nutrição é feita pelo líquido sinovial que compõe a articulação.
Qual a nutrição do tecido cartilaginoso?
- Sobre a nutrição do tecido cartilaginoso, assinale a alternativa correta: Na cartilagem hialina da parede das fossas nasais, a nutrição é feita por difusão a partir do pericôndrio. A cartilagem elástica é nutrida através do pericôndrio. A cartilagem fibrosa é nutrida por tecido conjuntivo denso adjacente a ela.
Como ocorre o crescimento da cartilagem?
- O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.