O que causa a meningite bacteriana?
Índice
- O que causa a meningite bacteriana?
- Porque meningite pode causar amputação?
- Qual a meningite mais perigosa bacteriana ou viral?
- Como é feito o tratamento da meningite bacteriana?
- O que fazer para não pegar meningite bacteriana?
- Quais são os sintomas da meningite?
- Por que a meningite é endêmica?
- Qual a vacina contra a meningite?
- Como Prevenir a meningite?

O que causa a meningite bacteriana?
Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:
- Neisseria meningitidis (meningococo)
- Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
- Haemophilus influenzae.
- Mycobacterium tuberculosis.
- Streptococcus sp., especialmente os do Grupo B.
- Listeria monocytogenes.
- Escherichia coli.
Porque meningite pode causar amputação?
As amputações de extremidades ocorrem devido ao quadro de meningococcemia, ou seja, disseminação do meningococo pela corrente sanguínea.
Qual a meningite mais perigosa bacteriana ou viral?
A bacteriana é a mais grave. Sem nenhuma dúvida. A bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo.
Como é feito o tratamento da meningite bacteriana?
O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, mas a pessoa pode ficar internada em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar a toma dos antibióticos e pode voltar para casa após 14 ou 28 dias, quando ficar curada.
O que fazer para não pegar meningite bacteriana?
Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene são importantes medidas de prevenção contra as meningites.
Quais são os sintomas da meningite?
- Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
Por que a meningite é endêmica?
- No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Qual a vacina contra a meningite?
- A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário oficial de vacinação. A vacina contra a meningite por pneumococo, embora tenha sido lançada na Europa e nos Estados Unidos, onde as características da bactéria são um pouco diferentes, fornece boa proteção também no nosso País.
Como Prevenir a meningite?
- A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.