O que é histórico do local?
Índice
- O que é histórico do local?
- O que é memória e história?
- Pode ser usado como objeto de aprendizagem escolar pois oferece a possibilidade de visualizar as transformações feitas pelas pessoas comuns?
- O que é História Local e regional?
- Qual é a importância da História Local?
- Qual é a relação que existe entre memória e história?
- Qual a relação entre tempo memória e história?
- Porque é importante estudar a história da sua cidade?
- Quais são os lugares de memória?
- Qual é a memória de um computador?
- Quais são os espaços onde a memória se fixou?
- Qual é a base de um sistema de memória?

O que é histórico do local?
A História Local é a história que trata de assuntos referentes a uma determinada região, município, cidade, distrito. ... Um cuidado que se deve ter com o estudo da história local é a identificação do conceito de espaço. É comum falar em História Local como a história do entorno, do mais próximo, do bairro ou da cidade.
O que é memória e história?
Uma vez pontuada essa questão, é importante definirmos que a memória é uma reconstrução do passado feita de maneira parcial e limitada, levando em consideração o que um indivíduo ou um grupo entende como o passado. A memória é uma reconstrução do passado feita sem o processo crítico pelo qual a história é feita.
Pode ser usado como objeto de aprendizagem escolar pois oferece a possibilidade de visualizar as transformações feitas pelas pessoas comuns?
O cotidiano pode ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as transformações realizadas por homens comuns, ultrapassando a ideia de que a vida cotidiana é repleta e permeada de alienação.
O que é História Local e regional?
O termo História Local muitas vezes aparece na historiografia como sinônimo de História Regional. Percebe-se que a única diferença é no “recorte geográfico”, ou seja, na escala (Regional/local).
Qual é a importância da História Local?
A História Local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite que o professor parta das histórias individuais e dos grupos, inserindo o aluno em contextos mais amplos.
Qual é a relação que existe entre memória e história?
Enquanto a história se fundamenta sobre um saber universal aceitável, para a memória a presença do passado no presente é fundamental para a legitimação de certos saberes ou hierarquizações e para articular as narrativas do passado vivido à percepção do presente pretendido, como afirma Chartier (2007).
Qual a relação entre tempo memória e história?
Entre tempo, memória e história se constroem as narrativas do passadoPassado, memória e escrita: um encontro. Le Goff (1994), em História e Memória, nos coloca um grande desafio quando nos faz refletir sobre qual a relação entre o passado e a memória para a escrita da história.
Porque é importante estudar a história da sua cidade?
A História Local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite que o professor parta das histórias individuais e dos grupos, inserindo o aluno em contextos mais amplos.
Quais são os lugares de memória?
- Lugares de memória estão repletos de experiências, saberes e de conhecimentos dinâmicos. Não são obsoletos ou meras construções humanas. Palavras-chaves: Breves.
Qual é a memória de um computador?
- A partir do alto: DIP, SIPP, SIMM 30 pin, SIMM 72 pin, DIMM (168-pin), DDR DIMM (184-pin) Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.
Quais são os espaços onde a memória se fixou?
- Esses lugares seriam os espaços onde a memória se fixou e serviriam como um nova forma de apreender a memória que não nos é natural, pois não vivemos mais o que eles representam e que são apropriados pela história como fonte.
Qual é a base de um sistema de memória?
- Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória. Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM).