adplus-dvertising

O que é um memorando redação oficial?

Índice

O que é um memorando redação oficial?

O que é um memorando redação oficial?

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Sua característica principal é a agilidade.

Qual a diferença de ofício para memorando?

O ofício é uma forma de comunicação oficial que deve ser utilizada de um órgão para o mundo externo. ... Já o memorando é uma comunicação oficial utilizada entre unidades ou setores administrativos da mesma instituição.

Como se encerra um memorando?

Saudação e despedida: Para encerrar, aposte em fórmulas como “Atenciosamente”, ou “Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração”, ou “Seguro de ter o pedido acolhido, agradeço a atenção desde já”.

Quais são os procedimentos da redação oficial?

  • Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc. 1. PECULIARIDADES DA REDAÇÃO OFICIAL 1.1. Impessoalidade A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.

Quais são as características do memorando oficial?

  • As características peculiares ao memorando faz com ele se situe dentre a chamada redação oficial, dado o seu caráter retratado pela impessoalidade.

Qual a redação oficial da Presidência da República?

  • No Manual de Redação Oficial da Presidência da República, documento que norteia a elaboração de comunicações e documentos nas repartições públicas do Brasil, há uma seção dedicada ao que ele chama de Padrão Ofício destinado à três espécie de expedientes que são o memorando, aviso e ofício.

Qual a finalidade do memorando?

  • O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.

Postagens relacionadas: