Qual a finalidade de realizar o processo de padronização classificação e homogeinização do leite pasteurizado?
Índice
- Qual a finalidade de realizar o processo de padronização classificação e homogeinização do leite pasteurizado?
- Por que o leite e de tão fácil contaminação por fungos e bactérias?
- Porque o leite é um dos alimentos mais susceptíveis a contaminação microbiana?
- Qual a relação dos microrganismos mesófilos e o desenvolvimento de doenças em humanos?
- O que pode ser encontrado no leite?
- Qual a diferença entre leite de saquinho e leite de caixinha?
- Será que o leite é mais saudável que o de caixinha?
- Como funciona o leite de saquinho?
- Por que o leite em pó perde poucos nutrientes?
Qual a finalidade de realizar o processo de padronização classificação e homogeinização do leite pasteurizado?
A homogeneização serve para impedir a formação de nata no leite pasteurizado, sendo essencial para o leite Longa Vida, deixando o leite mais branco, melhorando o aspecto, palatabilidade e digestão e ainda melhora a qualidade do queijo e iogurte.
Por que o leite e de tão fácil contaminação por fungos e bactérias?
Multiplicam-se rapidamente quando o leite não é armazenado sob refrigeração. Nessas condições, bactérias dos grupos dos lactobacilos, estreptococos, lactococos e coliformes podem se multiplicar rapidamente no leite, principalmente nos meses mais quentes do ano.
Porque o leite é um dos alimentos mais susceptíveis a contaminação microbiana?
O leite é um excelente meio de cultura para os microrganismos devido as suas características intrínsecas, como a alta atividade de agua, pH próximo ao neutro e riqueza de nutrientes.
Qual a relação dos microrganismos mesófilos e o desenvolvimento de doenças em humanos?
Os mesófilos crescem em temperatura ambiente de 25 a 40ºC. Fazem parte deste grupo a maioria dos microrganismos patogênicos, pois esta faixa de temperatura está mais próxima da temperatura corpórea humana de 37ºC.
O que pode ser encontrado no leite?
O leite contém quantidades significativas de cloro, fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio. Além disso, possui pequenas quantidades de ferro, alumínio, bromo, zinco e manganês.
Qual a diferença entre leite de saquinho e leite de caixinha?
- A diferença principal entre o leite de saquinho e o leite de caixinha está no tratamento térmico que o leite passa na indústria, que tem o objetivo de reduzir os microorganismos patogênicos (causadores de doenças) e garantir um produto de qualidade para o consumidor.
Será que o leite é mais saudável que o de caixinha?
- O leite e seus derivados (manteiga, iogurte, queijo) são alimentos frequentes no dia a dia das famílias. Mas, são tantas opções de leite para escolher no mercado, que é normal ficarmos confusos! Será que o Leite de saquinho é mais saudável que o de caixinha?
Como funciona o leite de saquinho?
- O leite de saquinho passa pelo processo de pasteurização, é aquecido até 75ºC durante aproximadamente 15 segundos, e resfriado rapidamente. Esse processo mata a maior parte das bactérias causadoras de doenças, e conserva os Lactobacillos que são bactérias benéficas para a saúde.
Por que o leite em pó perde poucos nutrientes?
- Segundo Ana Clarissa dos Santos Pires, professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, o leite em pó perde poucos nutrientes durante sua fabricação. Sabe por que? Bem, pra começo de conversa, a bebida passa por uma máquina que faz com que ela perca água e se torne uma pasta.