O que é manutenção baseada em condições?
Índice
- O que é manutenção baseada em condições?
- Como se classificam as atividades de manutenção?
- Como a manutenção pode ser classificada?
- Como entender melhor os tipos de manutenção?
- Por que optar por uma manutenção industrial?
- Como é feito a manutenção preditiva?
- Qual a necessidade de um técnico de manutenção?
O que é manutenção baseada em condições?
A manutenção baseada em condições estabelece intervenções imediatas diante de um padrão que causa estranhamento. Já a preditiva, faz jus ao nome e as ações já são feitas para que eventuais paradas e perdas de produtividade não ocorram.
Como se classificam as atividades de manutenção?
Classificação dos tipos de manutenção
- MANUTENÇÃO CORRETIVA;
- A MANUTENÇÃO PREVENTIVA;
- MANUTENÇÃO PREDITIVA;
- A MANUTENÇÃO DETECTIVA;
- ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO.
Como a manutenção pode ser classificada?
A manutenção é classificada em três principais ramos (ou tipos) representados pelas manutenções: Corretiva, Preventiva e Preditiva.
Como entender melhor os tipos de manutenção?
- Para que uma pessoa compreenda melhor os tipos de manutenção, é importante entender a fundo sua principal função e seus benefícios. Com base nesses conhecimentos, é possível compreender como cada um dos modelos pode contribuir para que a indústria opere de forma eficiente e lucrativa.
Por que optar por uma manutenção industrial?
- Portanto, ao optar por realizar apenas um tipo de manutenção industrial, por exemplo, a corretiva, a empresa pode estar gastando muito mais do que o necessário. Assim, um plano de manutenção adequado vai ajudar a definir os tipos que vão ser implementados e, com isso, resultará em uma gestão de custos mais eficiente.
Como é feito a manutenção preditiva?
- Na prática, na manutenção preditiva, os próprios profissionais que manuseiam os equipamentos são os responsáveis por analisar e definir as intervenções. Mas nada é feito com “achismos” ou intuição.
Qual a necessidade de um técnico de manutenção?
- A partir de inspeções pré-estabelecidas, o técnico de manutenção vai identificar a necessidade (e a urgência) da realização de serviços específicos. Por exemplo: trocar uma peça, ajustar o nivelamento de rampas, reformar um ambiente etc. Todos os procedimentos devem partir do pressuposto de que é preciso elevar o aproveitamento da máquina.