O que é e para que serve a caseína?
Índice
- O que é e para que serve a caseína?
- Quais as diferenças entre as proteínas do soro e a caseína?
- O que a caseína pode causar?
- Quais são os benefícios da caseína?
- Qual é o Whey Protein?
- Quais suplementos proteicos podem substituir o Whey?
- Qual o teor de aminoácidos do Whey isolado?
- Qual a dose recomendada do Whey?
O que é e para que serve a caseína?
A caseína é a principal proteína do leite de vaca e é rica em aminoácidos essenciais, também conhecidos como BCAAs, sendo bastante utilizada para estimular o ganho de massa muscular em atletas e praticantes de atividades físicas.
Quais as diferenças entre as proteínas do soro e a caseína?
Estudos demonstram que as proteínas do soro são absorvidas mais rapidamente que outras, como a caseína, por exemplo. Essa rápida absorção faz com que as concentrações plasmáticas de muitos aminoácidos, inclusive a leucina, atinjam altos valores logo após a sua ingestão23.
O que a caseína pode causar?
O consumo de laticínios ou suplementos de caseína regular pode incidir sobre o desenvolvimento de intolerâncias e indigestão, azia, diabetes, doenças cardíacas ou mesmo câncer.
Quais são os benefícios da caseína?
A substância fornece todos os aminoácidos essenciais para a construção e reparação das fibras musculares, incluindo os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). Por isso auxilia no ganho de massa magra e também para prevenir a sua perda (catabolismo).
Qual é o Whey Protein?
- O whey protein é um suplemento de proteínas rico em aminoácidos essenciais, como a leucina, que está diretamente ligada à síntese proteica (produção de novas unidades de proteínas).
Quais suplementos proteicos podem substituir o Whey?
- Porém, há muitos suplementos proteicos de origem vegetal eficazes que podem substituir o whey e ser consumidos por quem é vegano. Recentes pesquisas mostram que suplementos de proteína de soja, de ervilha e do arroz são capazes de promover os mesmos ganhos do whey protein.
Qual o teor de aminoácidos do Whey isolado?
- Geralmente, contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras (muitos suplementos não possuem essas substâncias). Logo, a concentração de aminoácidos por dose no whey isolado é maior do que no concentrado. Além disso, o produto é absorvido mais rapidamente.
Qual a dose recomendada do Whey?
- A dose diária recomendada do whey varia de 0,5g a 0,8g por cada quilo de peso corporal. No caso de atletas de alta performance ou fisiculturistas, que possuem uma demanda nutricional maior, a dose indicada passa para 1g por quilo de peso ou a recomendada por um nutricionista.