adplus-dvertising

O que é medição pontual de ruído?

Índice

O que é medição pontual de ruído?

O que é medição pontual de ruído?

O decibelímetro é o equipamento que faz medições pontuais de ruídos em uma empresa. Como consequência disso, ele determina a ocorrência do som. Em outras palavras, ele mede qual é a exposição sonora para um trabalhador em um determinado local e momento.

Como fazer medição de ruído com decibelímetro?

Como fazer a medição?

  1. Instale a bateria que vem junto com o produto;
  2. Ligue no botão principal;
  3. Selecione a frequência (Para sons graves, baixa frequência e para sons agudos, alta frequência);
  4. Selecione o modo Fast ou Slow (se o ruído for rápido, fast e se o ruído for mais longo, slow);
  5. Capte o som com o microfone;

O que é medição de ruído?

A medição por meio de um dosímetro possibilita saber o nível de exposição aos sons no ambiente de trabalho. Trata-se de um pequeno microfone que mede in loco o nível de ruído no ambiente, informando quão vulneráveis os colaboradores estão durante a jornada de trabalho.

Qual a diferença entre avaliação pontual de ruído e dosimetria de ruído?

O QUE É O DECIBELÍMETRO? O decibelímetro é utilizado para avaliar o nível de ruído em determinado local, em um dada posição, e em momento específico. O resultado da avaliação com decibelímetro é o que chamamos de avaliação pontual. Com essa avaliação podemos fazer o cálculo de dose de ruído.

Como se mede o nível de ruído?

Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.

Em qual circuito de compensação deve ser feita a medição de ruído?

2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

Como é feita a medição de ruído?

Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.

Quem pode fazer avaliação de ruído?

Dicas para realizar a avaliação de ruído Vale destacar que o especialista indicado para executar essa medição é o engenheiro em segurança do trabalho, que pode ser contratado por meio de empresa terceirizada.

Qual a medição de ruídos?

  • A medição de ruídos é muito importante por conta dos padrões da legislação mas, principalmente, para a saúde e bem-estar de quem está exposto ao som emitido. O limite máximo de decibéis para que a saúde humana não seja prejudicada é de 120 dB, mas quando se fala de trabalho e muitas horas de exposição contínua, os limites são outros.

Como utilizar um aparelho de medição de ruído?

  • Continue sua leitura e aproveite! Assim como a utilização de equipamentos de segurança individual, os aparelhos de medição de ruído devem fazer parte do dia a dia de trabalho de uma gestão. Ao utilizá-los, é possível determinar a intensidade sonora de seu processo produtivo e o quão prejudicial ele pode ser à saúde de seus funcionários.

Qual o tempo de exposição do funcionário a cada nível de ruído medido?

  • Sendo assim, é preciso dividir o tempo de exposição do funcionário a esse som pelo tempo máximo permitido para a exposição desse nível de ruído (que é de 8 horas). 2/8 = 0,25. Caso o ruído seja contínuo e sofra variações, basta somar os resultados das divisões referentes a cada nível de decibéis medidos.

Por que os ruídos são medidos em decibéis?

  • Lembre-se de que os ruídos são medidos em decibéis (dB). Por exemplo, para uma exposição diária de oito horas, não é aceitável uma taxa sonora acima de 85 dB. Já para uma jornada de quatro horas, esse limite não pode ultrapassar 90 dB. Agora, compreenda qual é a diferença entre os aparelhos utilizados nessas medições.

Postagens relacionadas: