Qual é a estrutura da medula espinhal?
Qual é a estrutura da medula espinhal?
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
Qual a área lesada da medula espinhal?
- A área lesada da medula espinhal determina quais serão as funções sensitivas e motoras afetadas. É provável que o indivíduo apresente fraqueza ou paralisia e também uma diminuição ou perda total da sensibilidade abaixo do nível da lesão.
Qual o nervo da medula espinhal?
- Eles se ligam à medula espinhal aos pares, um de cada lado da coluna, através dos espaços entre as vértebras. Cada nervo é composto de dois conjuntos de fibras nervosas, chamadas raízes dos nervos, as quais se ligam à parte dorsal (raiz dorsal) e à parte ventral (raiz ventral) da medula.
Qual a substância mais clara na medula espinhal?
- Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura. A região mais clara é o que chamamos de substância branca, enquanto a mais escura é chamada de substância cinzenta. A primeira é constituída basicamente por fibras nervosas mielinizadas, enquanto a segunda apresenta dendritos e corpos celulares.
Qual a medula espinhal mais grossa?
- A dura-máter é a meninge mais externa e mais grossa, sendo ricamente inervada. A medula espinhal apresenta substância branca, mais externa, e substância cinza, mais interna, estando esta disposta na forma da letra H.