adplus-dvertising

Como é formada a medula óssea?

Índice

Como é formada a medula óssea?

Como é formada a medula óssea?

A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela. A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras.

Qual a cor da medula óssea?

A medula óssea pode ser de dois tipos, vermelha e amarela. Medula óssea vermelha: é constituída por células reticulares associadas a fibras de colágeno. É a responsável pela produção de células sanguíneas, e sua cor vermelha deve-se à grande presença de hemácias.

O que é produzido na medula óssea vermelha?

A medula óssea vermelha é responsável pela hematopoiese e apresenta essa cor devido à presença de numerosos eritrócitos. A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas.

Como se originam as células na medula óssea?

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

São produzidos e armazenados na medula óssea?

A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.

Qual a medula óssea?

  • A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Como fazer a biópsia de medula óssea?

  • Biópsia de medula óssea ou mielograma também podem ser solicitados para descobrir um número elevado de plasmócitos na medula óssea. A doença de Kahler não pode ser curada por um tratamento médico, porém alguns medicamentos melhoram a qualidade de vida dos pacientes e evitam o surgimento de complicações, como os bisfosfonatos.

Como é importante o transplante de medula óssea?

  • O transplante de medula óssea é importante no tratamento de doenças que afetam as células sanguíneas. Vale destacar que os riscos do procedimento para os pacientes que receberão a medula estão relacionados, principalmente, com infecções e os medicamentos quimioterápicos.

Quais são os tumores de medula óssea?

  • Há, ainda, as leucemias, outros tumores de medula óssea que, em sua versão aguda, caracterizam-se por uma produção anormalmente elevada dos glóbulos brancos imaturos, que invadem a medula óssea e depois o sangue, podendo migrar para outros órgãos.

Postagens relacionadas: