O que significa medicamentos com tarja vermelha?
O que significa medicamentos com tarja vermelha?
Significado com tarja vermelha Geralmente, esses medicamentos vêm acompanhado do aviso “venda sob prescrição médica”. Eles têm contra-indicações e efeitos colaterais considerados graves, por isso só podem ser vendidos mediante a apresentação da receita carimbada e assinada pelo médico ou dentista.
Quais as tarjas dos medicamentos e o que cada um significa?
De acordo com a PORTARIA Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998 que define a Política Nacional de Medicamentos: MEDICAMENTOS TARJADOS → São os medicamentos cujo uso requer a prescrição do médico ou dentista e que apresentam, em sua embalagem, tarja (vermelha ou preta) indicativa desta necessidade.
Qual a cor do medicamento na tarja?
- De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cor diferente na caixa de determinados medicamentos, conhecida também como tarja, indica o grau de risco que o medicamento pode oferecer à saúde. Portanto, os remédios são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.
Quais são os remédios de Tarja Preta?
- Indica os remédios mais fortes, que contêm ação sedativa ou que influenciam no sistema nervoso central. Esses remédios podem causar dependência e devem ser vendidos apenas com receituário especial de cor azul. Exemplos de medicamentos tarja preta são a ritalina, rivotril, lexotan e outros.
Como são classificados os medicamentos com tarja vermelha?
- Portanto, os remédios são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente. Para essa classificação, foram adotadas faixas visíveis na embalagem dos medicamentos, as chamadas tarjas. Tarja vermelha: medicamentos com tarja vermelha devem ser vendidos com receita porque podem causar efeitos colaterais graves.
Quais são os remédios de tarja vermelha?
- Dois exemplos são os antidepressivos e os antibióticos. Para a comercialização de alguns medicamentos de tarja vermelha é necessário apresentar receita médica, que não ficará retida na farmácia. Esses remédios ainda representam um risco para o paciente e precisam ser prescritos por um médico ou dentista.