Quais órgãos ficam na região do mediastino?
Quais órgãos ficam na região do mediastino?
Estão presentes no mediastino as seguintes estruturas: coração, pericárdio, aorta e ramos, artéria pulmonar, esôfago, traqueia e brônquios principais, veia cava superior e suas tributárias, segmento proximal da veia cava inferior, linfonodos e vasos linfáticos, nervos, tecido adiposo.
Qual a importância do mediastino na prática clínica?
Muitas vezes, o conhecimento da anatomia do mediastino ajuda o clínico a prever o diagnóstico com um grau maior de acurácia. A localização da anormalidade junto ao mediastino, a idade do paciente e os sintomas manifestados, bem como o aspecto radiográfico da lesão são fatores importantes para a avaliação diagnóstica.
Quais os órgãos que se encontra no tórax?
O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.
Como fazer o tratamento de tumores do mediastino?
- Tratamento de Tumores do mediastino Assim como os sintomas, o tratamento também varia de acordo com a região afetada e pelo tipo de tumor. Em caso de metástase, o mais recomendado é a quimioterapia e a radioterapia.
Quem é o cirurgião torácico?
- Cirurgião torácico Cláudio Amaro Gomes, professor de cirurgia torácica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e chefe do serviço de cirurgia torácica do Hospital das Clínicas de Pernambuco Os principais exames que detectam alterações celulares na região mediastinal são:
Quais são as artérias torácicas?
- Todas as artérias torácicas se originam da aorta e as três maiores são o tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda. Várias artérias viscerais também irrigam diversos órgãos torácicos, incluindo as artérias bronquiais, esofágica, pericárdica e várias pequenas artérias mediastinais.
Quais são os músculos torácicos?
- De um modo geral, eles se inserem nas costelas, em suas cartilagens ou nas vértebras torácicas - em última análise rebaixando ou elevando as costelas. Além disso, todos os músculos torácicos fornecem apoio adicional e força para o tórax.