adplus-dvertising

Quais são os atos expropriatórios na execução?

Índice

Quais são os atos expropriatórios na execução?

Quais são os atos expropriatórios na execução?

Primeiramente, o devedor é citado para pagar a dívida ou entregar alguma garantia em até 5 dias (diferentemente da execução comum, onde o prazo é de 3 dias). Quando o prazo não é cumprido, algum dos atos expropriatórios é realizado, quais sejam: Penhora. Arresto, se o executado não tiver domicílio ou dele se ocultar.

São exemplos de atos expropriatórios?

São exemplos de atos expropriatórios: penhora, arresto, exibição de documentos, busca e apreensão, imissão de posse.

Quais os reflexos da avaliação sobre os atos de expropriação executiva?

3.1.2 Reflexos da avaliação sobre a adjudicação e a hasta pública. Os atos de expropriação apenas poderão ter início após a avaliação. ... Explica que há, inclusive, disposição nesse sentido, que permite a adjudicação por 50% do valor da avaliação, na execução de créditos da Seguridade Social e da Dívida Ativa da União.

Qual a técnica de expropriação residencial?

  • Embora que hoje é técnica de expropriação residencial a alienação de bem penhorado [1] em leilão público que corresponde a mais tradicional forma de expropriar o executado, e poderá apresentar várias outras formas conforme a ocorrência de diversas condições que culminará pela escolha de um dentre os diversos caminhos.

Qual a importância do ato expropriatório?

  • O presente artigo pretende demonstrar a importância do ato expropriatório, as problemáticas enfrentadas pelos entes públicos que utilizam do ato expropriatório concorrente e a necessidade de modificação da norma que regula o assunto nos dias atuais.

Qual a finalidade da expropriação judicial?

  • A expropriação judicial se caracteriza pela finalidade de se transferirem bens ou valores do patrimônio do executado para o patrimônio do exequente nos limites do crédito exequendo.

Como é válida a expropriação do bem penhorado?

  • Sendo válida a expropriação realizada por leilão público que é regra subsidiária de expropriação. Adjudicação do bem penhorado é prevista no artigo 825, I do CPC/2015, constitui uma das formas de se expropriar bens do executado na execução de quantia certa contra devedor solvente.

Postagens relacionadas: