adplus-dvertising

Quais as consequências de procedimentos relacionados ao processo de medicalização?

Índice

Quais as consequências de procedimentos relacionados ao processo de medicalização?

Quais as consequências de procedimentos relacionados ao processo de medicalização?

Para Moysés, o que acontece no processo de medicalização é mais perverso do que considerar as pessoas como um corpo biológico, descontextualizadas de seu mundo. Por esse processo, apaga-se a subjetividade do sujeito, que passa a ser um objeto inerte, menos que um corpo biológico, um corpo sem vida (MOYSÉS, 2001.

Qual a relação da medicalização infantil com a psicologia Histórico-cultural?

A partir da análise crítica baseada na Psicologia Histórico-cultural pode-se concluir que a medicalização não contribui para o processo educacional, e que, a alternativa recai sobre um processo adequado e sistematizado da educação, pois é por meio desta que se torna possível o desenvolvimento humano.

O que é processo de medicalização?

Entende-se por medicalização o processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos. Problemas de diferentes ordens são apresentados como “doenças”, “transtornos”, “distúrbios” que escamoteiam as grandes questões políticas, sociais, culturais, afetivas que afligem a vida das pessoas.

O que é medicalização e como este processo pode ser prejudicial ao cuidado em saúde mental?

Entende-se por medicalização um processo que envolve sofrimento psíquico que, de origem social, política e/ou escolar, é interpretado como problema de origem biológica e médica (Meira, 2012. (2012).

Qual o significado do termo medicalização?

  • Gaudenzi e Ourtega (2012) fazem uma retomada sobre o termo medicalização, conceituando-o a partir de Illich, abordando na sua hipertrofia na modernidade, e Foucault na perspectiva do biopoder, ou seja, um poder sobre a vida exercida sobre os corpos dos sujeitos, regulando-os.

Quais são as reflexões sobre a medicalização?

  • Entre 1960 e 70, as reflexões sobre a medicalização surgem nas produções acadêmicas. Tal preocupação foi motivada pelo incremento e disseminação dos serviços biomédicos na sociedade através do acesso e da comercialização crescente de fármacos.

Quais os riscos da medicalização?

  • Portanto, um dos riscos da medicalização é transformar modos de existência em processos patológicos, além de impulsionar a prescrição abusiva de medicamentos ou ainda contribuir com o uso desnecessário de procedimentos e serviços, entre outros.

Quais são os sentidos mais frequentes de medicalização?

  • Os sentidos mais frequentes referem à medicalização como instância primeira e imediata de cuidados destinados à infância.

Postagens relacionadas: