O que é o ponto de véu da massa?
Índice
- O que é o ponto de véu da massa?
- Porque minha massa não fica em ponto de véu?
- Qual é o ponto da massa sovada?
- Qual a importância do ponto de véu?
- O que é o glúten e como ele é formado?
- Porque devemos sovar a massa?
- O que deixa a massa quebradiça?
- Como saber o ponto da massa do pão?
- Como atingir o ponto de véu?
- Qual o tempo médio para bater a massa?
- Por que a massa tem como base o trigo?
- Qual a melhor maneira de saborear massas?
O que é o ponto de véu da massa?
“Tem que ficar elástica, o que chamamos de ponto de véu”, diz. Levando leite, fermento biológico, margarina, farinha e ovos, a massa deve ser sovada até que todos os ingredientes sejam incorporados ao fermento e fique homogênea, lisa e macia. “Deve ficar fofa, semelhante a uma goma de chiclete”, descreve.
Porque minha massa não fica em ponto de véu?
Uma forma de tentar reverter essa situação é deixar a sua massa descansar bem. ... A massa esfriará, fazendo com que o fermento aja mais devagar. Isso dará ao glúten tempo para relaxar e amolecer um pouco. Também permitirá que o fermento trabalhe melhor e se desenvolva melhor no forno.
Qual é o ponto da massa sovada?
Esse é o método mais comum de sovar massa de pão. Segure uma ponta da massa com uma mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Vire a massa em 90º e comece novamente. Repita o processo por 10 a 15 minutos até obter uma massa lisa e elástica.
Qual a importância do ponto de véu?
Para chegar na consistência adequada, deve-se analisar o “ponto de véu”. Isso significa que a massa ficará elástica a ponto de ser aberta, sem rasgar, até ficar quase transparente. Essa situação mostra que as proteínas estão entrelaçadas entre si e formaram uma malha elástica.
O que é o glúten e como ele é formado?
O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio, na aveia, no triticale, malte e painço, e em todos os seus derivados, como farinha, farelos, germe etc. Ele é formado quando se adiciona água à farinha — nesse momento, seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa.
Porque devemos sovar a massa?
Misturando (ou melhor, sovando) a massa, o glúten se desenvolve em cadeias longas e entrelaçadas. Sovar é melhor para desenvolver estas cadeias porque o ato de sovar, as cadeias não se partem. Quando se sova uma massa de pão, criam-se cadeias de glúten.
O que deixa a massa quebradiça?
A água evapora com o calor do forno, o que deixa a massa crocante; com leite, ela fica escura e macia. 2. Quanto mais manteiga, mais quebradiça fica a massa. Use manteiga sem sal, gelada e em cubos, jamais cremosa, pois ela não dá estrutura à massa.
Como saber o ponto da massa do pão?
Ponto de sova: o ideal é sovar a massa do seu pão até que ela fique bem elástica e lisa. Um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar, se ela começar a “voltar”, está no ponto. Com o tempo fica mais fácil perceber o ponto certo, mas sovando por 10 a 15 minutos não tem erro.
Como atingir o ponto de véu?
- Maurício o ponto de véu é mais facilmente atingido com uso de amassadeira ou cilindro. Porém é muito importante não passar do ponto ideal, pois aquecento a massa ela se queima e rompe o glúten. Você esta fazendo qual tipo de pão?
Qual o tempo médio para bater a massa?
- Descanso: assim que bater a massa descanse por 15 minutos ante de dividir e modelar, coberta com plástico para não ressecar. Depois de modelado varia muito em função da temperatura, e da quantidade de fermento. Em temperatura aproximadamente de 25 oC utilizando 4% de fermento ( Em relação a farinha) o tempo médio é de 2 horas.
Por que a massa tem como base o trigo?
- Seja de pão, macarrão ou pizza, a massa tem como base o trigo, alimento que começou a ser cultivado pelo homem há pelo menos 6 mil anos. O grão já foi encontrado em jazigos de múmias do Egito, em tijolos de pirâmides de Dashur e em ruínas de habitações lacustres da Suíça.
Qual a melhor maneira de saborear massas?
- A satisfação é ainda maior quando, depois de todo o esforço, chega o momento de saborear um produto totalmente artesanal. Saber preparar as massas é, sobretudo, uma alternativa para os programas de fim de semana ou uma carta na manga na hora de impressionar os amigos em refeições informais.