O que é matéria seca dos alimentos?
Índice
- O que é matéria seca dos alimentos?
- O que é matéria seca do que a matéria seca é composta?
- Como calcular matéria seca de silagem?
- Qual é o conceito de matéria seca?
- Qual é o peso de uma matéria seca?
- Qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos?
- Qual a melhor metodologia para mensurar a matéria seca?
O que é matéria seca dos alimentos?
Matéria seca (MS) é a porção que sobra de qualquer alimento após a retirada de toda a sua umidade. Normalmente, representa-se a matéria seca em porcentagem e varia muito de alimento para alimento.
O que é matéria seca do que a matéria seca é composta?
Matéria seca (MS) é a porção que sobra de qualquer alimento após a retirada de toda a sua umidade. ... Por exemplo, o milho em grão seco, normalmente utilizado nas rações, tem cerca de 90% de matéria seca, pois para cada 100 gramas de milho, cerca de 10 g é umidade e 90 g é matéria seca.
Como calcular matéria seca de silagem?
Como utilizamos 100 gramas de amostra inicialmente, o peso final da amostra corresponde à porcentagem da matéria seca do material. Caso não tenha utilizado 100 gramas de amostra, é possível calcular a porcentagem de MS da amostra dividindo o peso inicial da amostra pelo peso final multiplicado por 100.
Qual é o conceito de matéria seca?
- O conceito de matéria seca é simplesmente: a massa do produto (podendo ser alimentos, como nesse caso) subtraída da massa de água. Dentre os alimentos volumosos e concentrados – energéticos e proteicos – absolutamente todos (até os mais secos, como: fenos e cereais) possuem algum percentual de água em sua composição.
Qual é o peso de uma matéria seca?
- Matéria seca, peso seco ou extracto seco é a parte que resta do peso de um material após a perda de toda a água que é possível extrair através de um aquecimento feito em condições controladas de laboratório.
Qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos?
- Mas então, qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos? Quanto mais umidade tiver o ingrediente, maior a importância. Como exemplo, cita-se a silagem de milho, que pode ter entre 20% e 45% de MS (ideal entre 30% a 35% de MS) devido – principalmente – a erros no ponto de colheita. Tabela 1.
Qual a melhor metodologia para mensurar a matéria seca?
- Existem algumas metodologias-padrão para mensurar a matéria seca. Em laboratório, coloca-se o alimento em estufa à temperatura de 55º C por 72 horas. Ainda em laboratório, é possível produzir a matéria seca em estufa à 105º C, por 12 horas, retirando-se praticamente 100% da água presente na amostra (AOAC, 1990).