O que é matriz na imagem digital?
O que é matriz na imagem digital?
Uma matriz é definida como uma tabela de tamanho m.n constituída por números, em que m representa a linha e n a coluna. Imagens digitais são representadas por matrizes e cada elemento da matriz é um pixel, que representa as intensidades.
O que é uma matriz na radiologia?
Para fazer a conversão de imagem em números, a imagem é subdividida em uma grade, contendo milhões de quadrados de igual tamanho, sendo cada um destes associado a um valor numérico da intensidade luminosa naquele ponto. A essa grade de quadrados chamamos de "imagem matriz", e cada quadrado na imagem é chamado de pixel.
O que é um pixel na tomografia?
A tomografia computadorizada ou computorizada (TC), originalmente apelidada tomografia axial computadorizada/computorizada (TAC), é um exame que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. ... O pixel é o menor ponto da imagem que pode ser obtido.
Qual a diferença da radiologia digital?
- A radiologia digital apresenta diversos fatores que a diferenciam da radiologia analógica. As radiações são geradas por um tubo padrão e coletadas pelos sensores digitais. A energia absorvida é transformada em carga elétrica. Essa carga é registrada, digitalizada e processada em escala cinza.
Quais são os elementos da matriz digital?
- Os elementos dessa matriz digital são chamados de elementos da imagem, elementos da figura "pixels". Para fazer a conversão de imagem em números, a imagem é subdividida em uma grade, contendo milhões de quadrados de igual tamanho, sendo cada um destes associado a um valor numérico da intensidade luminosa naquele ponto.
Como funciona a radiologia digital?
- Na radiologia convencional, o filme radiográfico tem que passar por revelação, com o auxílio de reagentes na câmara escura. Caso o profissional deseje passar o material para o computador, é necessário escanear a imagem. Com isso, é possível perceber que a radiologia digital realiza o processo de geração da imagem em segundos.
Qual a origem da radiologia computadorizada?
- A radiologia computadorizada marca a primeira versão do que se conhece como digital, sendo também a antecessora da tecnologia que passa a ser predominante. Introduzida no início dos anos 80 e aperfeiçoada ao longo da década de 90, ela tem como principal característica o uso de chassis com placas de fósforo em vez do filme radiográfico convencional.