O quê determinante de uma matriz?
O quê determinante de uma matriz?
DETERMINANTE É um número real (k) que pode ser associado a determinada matriz quadrada. O determinante de matriz 2 x 2 é encontrado pela soma da multiplicação dos valores da diagonal principal com o produto dos valores da diagonal secundária.
Onde se aplica matrizes no cotidiano?
Engenheiros civis fazem constantemente o uso das matrizes,que são de extrema importância para a divisão dos metros e distribuição de material na construção de uma estrutura de sustentação (lage). Na Física é feito o uso das matrizes a partir de tabelas relacionando o deslocamento e o tempo.
Quando podemos calcular o determinante de uma matriz?
Podemos calcular o determinante de qualquer matriz desde que essa seja quadrada, ou seja, que a matriz tenha o mesmo número de linhas e de colunas (seja uma matriz de ordem n x n). Podemos dizer que determinante de uma matriz quadrada é o seu valor numérico.
Qual a matriz inversa de uma matriz?
- Uma matriz quadrada B é inversa da matriz quadrada A quando a multiplicação das duas matrizes resulta em uma matriz identidade I n, ou seja, . Exemplo: A matriz inversa de B é B -1. A multiplicação das duas matrizes resulta em uma matriz identidade, I n. É obtida com a troca ordenada das linhas e colunas de uma matriz conhecida.
Quais são os exemplos de matrizes?
- Na informática temos os exemplos classícos de matrizes, em programas onde elas aparecem no auxilio dos calculos matemáticos, editores de imagem, o próprio teclado onde sua configuração é realizada por um sistema de matrizes, entre outros tantos.
Qual a representação de uma matriz?
- Representação de uma matriz. Na representação de uma matriz, os números reais geralmente são elementos inseridos entre colchetes, parênteses ou barras. Exemplo: Venda dos bolos de uma confeitaria no primeiro bimestre do ano.
Como realizar a subtração entre elementos da matriz A e B?
- Exemplo: A subtração entre elementos da matriz A e B produz uma matriz C. Neste caso, realizamos a soma da matriz A com a matriz oposta de B, pois . A multiplicação de duas matrizes, A e B, só é possível se o número de colunas de A for igual ao número de linhas de B, ou seja, .