adplus-dvertising

Quais as características da massa de ar equatorial continental?

Índice

Quais as características da massa de ar equatorial continental?

Quais as características da massa de ar equatorial continental?

- É uma massa de ar úmida e quente, pois sua origem é numa região equatorial e úmida (floresta amazônica). ... - Carregada de umidade, ela provoca, no verão, chuvas nas regiões Norte (em grande quantidade), Centro-Oeste, Nordeste (região oeste) e Sudeste. - Ela é bem mais forte no verão do que no inverno.

Porque a massa de ar equatorial continental?

mEc – Massa Equatorial Continental Provoca chuvas na Amazônia e em boa parte do país durante vários meses do ano. O principal fator para a grande umidade é a presença da floresta Amazônica. O recuo da mEc no inverno e ao mesmo tempo o avanço da mPa (Massa Polar Atlântica), proporciona o fenômeno denominado de friagem.

Como se forma a massa de ar equatorial?

Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais, são menos úmidas.

Quais são as massas de ar que atuam no Brasil e suas características?

O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).

O que são massas de ar continentais?

Massas polares continentais (PB) são as massas de ar que são frias e secas, devido à sua região de origem. ... Uma massa de ar Tropical Continental é um tipo de ar tropical produzido na região subtropical das regiões áridas, que são quentes e muito secas.

O que é o clima equatorial continental?

O Clima Equatorial é típico das regiões mais próximas à linha do Equador. Esse clima se caracteriza pelos altos índices térmicos e pluviométricos.

Como é formada a massa equatorial?

  • Massa Equatorial (Atlântica e Continental): Formada próximo à Linha do Equador a massa de ar equatorial é quente e úmida, e, de acordo com o local de constituição são classificadas em Atlântica (mEa), uma vez que é formada por correntes de ar que chegam do Oceano, passando pelo litoral norte do Brasil; enquanto a continental (mEc) ...

Qual a diferença entre massa ártica e Antártica?

  • Massa Ártica e Antártica: Surge nas regiões do Ártico e da Antártica, ou seja, originam-se nas regiões polares do globo, caraterizadas pelas baixas temperaturas e consideradas as mais frias durante o inverno

Qual a origem da massa Atlântica?

  • Tem seu centro de origem no oceano Atlântico. A massa equatorial atlântica é quente e úmida. - Massa equatorial continental (mEc) –É uma massa quente e úmida.

Qual a origem da massa polar atlântica?

  • - Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura.

Postagens relacionadas: