Como se forma massa de ar frio?
Como se forma massa de ar frio?
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.
O que é necessário para uma massa de ar possa se formar?
Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características. A essas regiões damos o nome de regiões de origem das massas de ar.
Quais são as massas de ar fria?
- Fria: As massas de ar fria são caracterizadas por serem uma vez que surgem nas regiões polares do globo: polo norte e polo sul No território brasileiro incide diferentes massas de ar, das quais se destacam:
Por que a massa de ar frio fica estacionada?
- Com isso, a zona de transição entre as massas de ar fica estacionada, provocando muita chuva. A frente estacionária é representada por triângulo azul na direção que a massa de ar frio tenta avançar alternado com semicírculo vermelho na direção que a massa de ar quente tenta avançar.
Qual a diferença entre a frente quente e a massa de ar frio?
- A frente quente é quando uma massa de ar quente avança sobre a massa de ar frio. Ela é representada por semicírculo em vermelho apontando na direção que a massa de ar quente avança. Então, a grande diferença entre as duas frentes está justamente nas temperaturas.
Como ocorre o encontro entre massas de ar quente e frio?
- Mas quando se movem, provocam alteração no tempo, havendo choques entre massas de ar quente e frio: enquanto uma avança, a outra recua. O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente, ou seja, a uma área de transição entre duas massas de ar.