O que é segurança de um medicamento?
Índice
- O que é segurança de um medicamento?
- Como analisar a eficácia de um medicamento?
- Como é avaliado a segurança de um farmaco?
- O que é fármaco é para que serve?
- Quais os objetivos da farmacovigilância?
- O que é potência de um medicamento?
- Qual a importância da análise farmacológica?
- Qual é a relação entre o índice terapêutico e a segurança do paciente?
- Qual é a margem de segurança?
- Qual a margem cirúrgica?
- Qual o efeito secundário do medicamento?
- Quais são as reações adversas na utilização do medicamento?
O que é segurança de um medicamento?
A segurança no uso de medicamentos inclui a checagem da identificação do paciente com a prescrição médica. Fique atento à realização desse passo: ele pode acontecer eletronicamente (bipagem do código de barras, no leito) ou manualmente (confirmação dos dados da pulseira com o prontuário).
Como analisar a eficácia de um medicamento?
Potência, eficiência e eficácia Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).
Como é avaliado a segurança de um farmaco?
A eficácia pode ser avaliada com precisão apenas em condições ideais (quando os pacientes são selecionados por critérios apropriados e aderem estritamente ao programa posológico).
O que é fármaco é para que serve?
Fármaco, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.
Quais os objetivos da farmacovigilância?
A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.
O que é potência de um medicamento?
A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.
Qual a importância da análise farmacológica?
A farmacologia clínica contribui para a área da saúde no estudo e análise dos fármacos possíveis e disponíveis para determinado tratamento.
Qual é a relação entre o índice terapêutico e a segurança do paciente?
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
Qual é a margem de segurança?
- A margem de segurança é um indicador estático do risco económico de exploração. É este indicador que dá-nos a percentagem do volume de actividade efectivamente praticada para além do ponto crítico. Para calcular a margem de segurança temos de conhecer sempre, previamente, o ponto crítico das vendas (em valor, ou em quantidade).
Qual a margem cirúrgica?
- A margem cirúrgica é verificada no laboratório, durante ou após a cirurgia. Rotineiramente, o exame histopatológico comum, examina menos que 0,01% da superfície total da peça cirúrgica. Isto é, o que se faz rotineiramente é uma amostragem.
Qual o efeito secundário do medicamento?
- Efeito secundário: Pode aparecer não necessariamente em alguns indivíduos como conseqüência da administração de certos medicamentos. Ex: diarréia concomitante ao uso de antibióticos. Efeito colatera l: É previsível, pois faz parte da ação farmacológica do medicamento. Ex: a sonolência em pacientes tratados com anti-histamínicos.
Quais são as reações adversas na utilização do medicamento?
- As reações adversas na utilização terapêutica de um medicamento podem ocorrer, por exemplo, pela incapacidade do organismo em biotransformar e eliminar o medicamento, mas outros tipos de efeitos inerentes ao medicamento e/ou ao organismo podem ser distinguidos: