O que são marchas patológicas?
O que são marchas patológicas?
Marchas patológicas são formas de caminhar com características específicas, causadas diversas doenças. Sua observação pode facilitar o fisioterapeuta a identificação deste algumas patologias.
Para que serve o teste de trendelenburg?
O teste de Trendelenburg é um exame físico rápido que pode ajudar o terapeuta a avaliar qualquer disfunção do quadril. Um teste de Trendelenburg positivo geralmente indica fraqueza nos músculos abdutores do quadril: glúteo médio e glúteo minimo.
Quais os princípios da marcha patológica?
- Na marcha patológica, alguns dos princípios encontrados na situação normal da marcha são comprometidos. Isso é originado por diversos tipos de distúrbio. Alguns exemplos de patologias que surgem nesse contexto são a poliomielite, neuropatias periféricas e miopatias.
Qual a causa desse tipo de marcha?
- Esse tipo de marcha ocorre por perda das informações sensoriais dos membros inferiores (MMII), principalmente da propriocepção.Pode ocorrer por lesão do cordão posterior da medula ou neuropatia periférica sensorial.
Qual a origem das alterações na marcha?
- As alterações na marcha podem surgir a partir de problemas ocorridos no encéfalo, medula, músculos, nervos e esqueleto, ou da presença de dor. A perda das condições normais compromete a estabilidade de apoio, o posicionamento adequado do pé, o comprimento do passo e o consumo de energia.
Quais são os ciclos de marchas?
- Os ciclos de marchas são um processo complexo e que envolvem uma série de contrações musculares para produzir cada passo. Neste outro artigo você pode conferir mais sobre os ciclos de marcha e o treino locomotor.