O que é uma transformação geral?
Índice
- O que é uma transformação geral?
- Qual é a equação que descreve o comportamento de um gás ideal?
- Qual é a equação geral dos gases E o que ela enuncia?
- O que é transformação Isobárica e exemplos?
- Quais são as características do gás ideal?
- Qual a equação de Estado do gás ideal?
- Qual a equação geral dos gases?
- Qual o conceito de gás ideal?
- Qual a energia interna de um gás ideal?

O que é uma transformação geral?
Assim, a equação geral dos gases ou equação da transformação geral dos gases é dada por: Isso quer dizer que quando uma massa fixa de gás sofre uma transformação em que as três grandezas (pressão, temperatura e volume) se alteram, a relação PV/T permanece constante.
Qual é a equação que descreve o comportamento de um gás ideal?
A equação de estado dos gases, ou equação de Clapeyron, descreve o comportamento de um gás ideal e faz a seguinte relação de grandezas: PV = nRT.
Qual é a equação geral dos gases E o que ela enuncia?
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T).
O que é transformação Isobárica e exemplos?
Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
Quais são as características do gás ideal?
Todas as partículas que compõem um gás ideal são adimensionais, ou seja, têm tamanho desprezível. Além disso, não apresentam nenhum tipo de atração ou repulsão entre si, pois a única interação entre elas são choques perfeitamente elásticos (colisões em que não há perdas de energia cinética).
Qual a equação de Estado do gás ideal?
- Deste modo, a equação de estado do gás ideal descreve de forma aproximada o comportamento termodinâmico de gases reais como o oxigénio, o azoto ou o dióxido de carbono. Os gases reais requerem equações de estado mais complexas. No entanto, para pressões suficientemente baixas, a equação de estado do gás ideal é uma muito boa ...
Qual a equação geral dos gases?
- A resolução do exercício demanda utilizar a equação geral dos gases, que envolve as grandezas pressão, volume e temperatura. Fazendo o cálculo acima, descobrimos que o volume do gás, após o processo, passa a ser de 10 m³.
Qual o conceito de gás ideal?
- Um gás ideal é constituído por partículas sem volume e onde não existem forças de interacção entre elas, e por isso, o conceito de gás ideal é uma aproximação de um gás real. Deste modo, a equação de estado do gás ideal descreve de forma aproximada o comportamento termodinâmico de gases reais como o oxigénio, o azoto ou o dióxido de carbono.
Qual a energia interna de um gás ideal?
- Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais. Uma vez que não há interação entre as partículas de um gás ideal, a energia interna desse gás é sempre igual à soma da energia cinética de todas as partículas que o constituem.