Como podemos evitar a instalação de fungos que causam micoses em nosso corpo?
Índice

Como podemos evitar a instalação de fungos que causam micoses em nosso corpo?
Prevenção
- Manter a rotina de higiene, lavando sempre as mãos e tomando banhos diários.
- Usar kit próprio quando for à manicure.
- Dar preferência às roupas íntimas de algodão.
- Secar todas as roupas ao sol.
- Secar bem o corpo após o banho, principalmente áreas como as axilas, virilhas e entre os dedos dos pés.
Como se proteger de fungos?
Para manter o ambiente longe da ação dos fungos, Camilo Faoro recomenda limpar a casa sempre, tomando o cuidado de lavar e secar bem as áreas de possível infiltração, e sem deixar acúmulo de água em pisos e móveis, para evitar a formação de mofo.
Por que a micose tem cura?
- A micose é uma doença de pele que tem cura pois é provocada por fungos que podem ser completamente eliminados com o uso dos remédios antifúngicos adequados como Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol. No entanto, é importante ter alguns cuidados de higiene simples para evitar uma nova infecção pelo fungo.
Como prevenir micoses superficiais no verão?
- A umidade e o calor, comuns no verão, são fatores que favorecem o aparecimento de micoses superficiais, infecções causadas por fungos geralmente nos pés, virilhas e couro cabeludo. Apesar de estarmos nos aproximando da estação ideal para a proliferação dessa doença de pele, podemos adotar medidas simples para nos proteger.
Por que os remédios para micose devem ser prescritos?
- Os remédios para micose devem ser prescritos por um dermatologista ou clínico geral e a sua forma de apresentação pode variar de acordo com o local afetado, podendo ser utilizados na forma de pomada, shampoo, spray ou loção, para facilitar a sua aplicação. Veja os remédios mais utilizados para micose de barba, couro cabeludo e unha.
Quais ferramentas podem ser usadas para o diagnóstico de micoses?
- Outras ferramentas de diagnóstico podem ser usadas, dependendo do tipo de micose. Pedaços da unha ou pele podem ser raspados para uma análise em microscópio. O tratamento das micoses é variável, a depender do tipo. Por exemplo, a impinge tende a ter tratamentos mais curtos; já as onicomicoses, mais prolongados.