adplus-dvertising

O que é Amazônia Continental e Amazônia Legal?

Índice

O que é Amazônia Continental e Amazônia Legal?

O que é Amazônia Continental e Amazônia Legal?

A Amazônia Continental ou Internacional é assim dita a Floresta Equatorial úmida e é a última superfície grande que contém florestas tropicais no mundo. Tem o equivalente a 5% da superfície da Terra, com 7,9 milhões de km². ... A Amazônia Legal teve início no ano de 1953, determinada pela Lei N.

O que se entende por Amazônia Legal?

A Amazônia Legal é uma região que abrange uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, representando dois terços do país. ... A Amazônia Legal inclui os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte significativa do Maranhão.

Qual é a importância da Amazônia Legal?

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.

Quais foram os limites da Amazônia Legal?

  • Os limites da Amazônia Legal foram estendidos várias vezes em consequência de mudanças na divisão política do país. A sua forma atual foi definida pela Constituição de 1988, que incluiu Tocantins, Roraima e Amapá.

Como é a Amazônia internacional?

  • Amazônia Internacional - Engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Isso equivale a 7 milhões de quilômetros quadrados da América do Sul.

Por que a Amazônia Legal foi criada?

  • Para que a Amazônia Legal foi criada? Foi com a finalidade de melhor planejamento e execução de projetos econômicos na região delimitada, que através da Lei n° 1806/53, o governo do presidente Getúlio Vargas decretou a criação da Amazônia Legal (antes denominada Hileia Amazônica).

Qual a principal atividade econômica da Amazônia Legal?

  • O extrativismo vegetal é uma das principais atividades econômicas da Amazônia Legal. Grandes empresas, nacionais e internacionais, utilizam as matérias-primas provenientes dessa região, na fabricação dos seus produtos. O Estado do Pará, por exemplo, destaca-se por ser o maior produtor mundial do açaí, fruto nativo da região amazônica.

Postagens relacionadas: