Qual é o simbolismo da festa junina?

Qual é o simbolismo da festa junina?
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.
Qual é origem da festa junina?
No Brasil, sabe-se que os festejos tiveram início a partir do século 16, quando as tradições populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) foram trazidas para cá pelos portugueses durante o processo de colonização.
Quando começou a festa junina?
- Ela chegou ao Brasil em meados do século XVII e sofreu influências do catolicismo, sendo hoje associada aos santos Antônio, Pedro e João. Em virtude de sua popularidade, é muito difícil encontrar alguém que não tenha se divertido em alguma Festa Junina, seja a da escola, seja a da família, igreja, comunidade ou bairro.
Por que as festas juninas vieram para ficar?
- Como tudo no momento, as festas juninas também tiveram o seu toque de globalização. Nesse fenômeno, as pizzas invadiram essas festas e vieram para ficar. Nas festas juninas do sudeste a pizza já é tradição. Geralmente ela é vendida em fatias e em versões "mini" ou "brotinho" que não necessitam talheres para serem devoradas.
Qual a origem das festas juninas no Brasil?
- Apesar das origens europeias, a cultura das festas juninas, ou festas de São João, no Brasil é uma mistura de elementos que vieram das festas de São João celebradas na Europa, trazidos pelos portugueses, mas também ao fato de que antes da chegada deles índios realizavam rituais com muita comida em junho que marcavam o início do inverno.
Quais são as comidas típicas de festa junina?
- Com um rico cardápio, tanto de itens doces quanto salgados, as comidas típicas de Festa Junina são uma delícia e sucesso garantido. Na maioria das vezes, são itens de preparação mais rústicos, sem muita elaboração, mas com muito sabor.