adplus-dvertising

O que podemos encontrar em sítio arqueológico?

Índice

O que podemos encontrar em sítio arqueológico?

O que podemos encontrar em sítio arqueológico?

Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.

Quais são os principais sítios arqueológicos?

Conheça 10 sítios arqueológicos ao redor do mundo:

  • Machu Picchu – Peru. Talvez o mais conhecido dos sítios arqueológicos, a cidade de Machu Picchu foi construída no século 15, a 2.500 metros acima do nível do mar. ...
  • Petra – Jordânia. ...
  • Angkor Wat – Camboja. ...
  • Teotihuacán – México. ...
  • Luxor – Egito. ...
  • Éfeso – Turquia.

Qual o sítio arqueológico mais importante do Brasil?

Parque Nacional da Serra da Capivara Considerado o maior sítio arqueológico do País, o Parque Nacional da Serra da Capivara está em crise. O sítio localizado no Piauí, abriga pinturas rupestres de 10 mil anos e é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Que tipo de material arqueológico foi encontrado em Sergipe pelos pesquisadores?

O material que é semelhante a uma pedra foi encontrado há cerca de dois meses no município de Tomar do Geru por um escultor que estava reformando a sua casa e foi até uma loja da cidade para comprar areia, e encontrou o material no na área.

Qual o conceito para sítio arqueológico?

  • De acordo com ORTON (2000), se perguntarmos a um arqueólogo qual o seu conceito para sítio arqueológico, provavelmente, ele dirá algo como ‘não consigo defini-lo, mas reconheço um quando o vejo’. Esta colocação reflete bem a complexidade de conceituação do termo.

Como podemos destruir um sítio arqueológico?

  • Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.

Como são protegidos os sítios arqueológicos?

  • Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional. O que faz um arqueólogo? Para um arqueólogo, um montinho de lascas de pedra pode trazer um sem número de informações que para uma pessoa comum pode não ter o menor significado.

Quais os sítios arqueológicos comuns no Brasil e no mundo?

  • São estes sítios arqueológicos (com raras exceções) que são estudados pelos arqueólogos. Já existem mais de 20 mil sítios arqueológicos registrados em território brasileiro, de acordo com o IPHAN. Neste texto mostramos alguns tipos de sítios arqueológicos comuns no Brasil e no mundo.

Postagens relacionadas: