adplus-dvertising

O que é a especialização precoce?

Índice

O que é a especialização precoce?

O que é a especialização precoce?

A especialização precoce é o termo utilizado para expressar o processo pelo qual crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade apropriada para tal.

Quais são as consequências da especialização precoce?

Já pelo lado dos prejuízos com a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros.

O que é iniciação esportiva precoce?

A iniciação desportiva precoce caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.

O que é esporte precoce?

A especialização esportiva precoce é a atividade esportiva desenvolvida antes da puberdade (antes dos 12 anos) e caracterizada por uma alta dedicação dos treinamentos, mais de 10 horas semanais, e principalmente por ter uma finalidade eminentemente competitiva de acordo com (PERSONE apud VARGAS NETO, 1999).

Qual a diferença entre precocidade esportiva e especialização precoce?

A iniciação esportiva não deve ser confundida com especialização precoce, já que a primeira pode ser tanto uma etapa inicial para futuros atletas quanto uma etapa elementar de formação do indivíduo, que não necessariamente seguirá carreira profissional em esporte, utilizando-o apenas em sua vida diária.

Qual a influência da especialização precoce no desenvolvimento motor?

Verificou-se uma idade motora negativa de oito meses e nenhuma correlação entre as habilidades motoras globais e as específicas do futebol. Os resultados sugerem que a especialização precoce pode estar atuando negativamente no desenvolvimento motor dos indivíduos.

Quais os pontos negativos da iniciação esportiva precoce?

a) formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva; b) a unilateralização de um desenvolvimento que deveria ser plural, c) reduzida participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.

Quais os benefícios da iniciação esportiva iniciação esportiva e suas metas?

Gonçalves (2010) relata que a iniciação esportiva estimula a autoestima, promovendo a esta criança segurança e confiabilidade. Dentro disto, a autoestima também traz consigo um benefício importante para a criança nesta etapa da vida, que é a disciplina e a persistência.

Quais os benefícios da iniciação precoce?

Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

Quais as consequências para a saúde são evidenciadas através da especialização precoce na vida da criança?

Normalmente, quando isso ocorre e a criança e o jovem são submetidos a desafios, surgem problemas de ordem física, como o aparecimento de lesões importantes, que podem até afetar o processo de crescimento e desenvolvimento, e de ordem psicológica, que podem levar à sérias conseqüências comportamentais.

Qual a consequência da especialização precoce?

  • Especialização precoce: há consequências? Com a especialização precoce, o atleta vai ser sujeito a um aumento da exigência e complexidade do treino que não está adequada à sua idade ou desenvolvimento dentro da modalidade.

Quais as causas da especialização precoce?

  • Causas da especialização precoce A especialização precoce origina as seguintes causas Pressão social, principalmente por parte dos pais.  A má formação do treinador Fenómeno de aceleração biológica Comparar o estado competitivo das crianças com os adultos. 6.

Qual a duração mínima de um curso de especialização?

  • Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento. De um a dois anos. Para ser reconhecido pelo MEC, os cursos precisam ter duração mínima de 360 horas-aula.

Será que o curso de especialização é reconhecido pelo MEC?

  • Curso de especialização é reconhecido pelo MEC? Sim. Lembrando que, segundo o MEC, o s cursos de especialização independem de autorização e reconhecimento – isso garante uma maior flexibilidade.

Postagens relacionadas: