O que se pode aprender com o filme A Onda?

O que se pode aprender com o filme A Onda?
De forma radical, o filme demonstra como as pessoas reagem em determinados contextos e como suas atitudes podem ganha novas proporções. A única coisa que podemos adiantar é que a história envolve sangue. Clique aqui e fique por dentro do módulo de nazifascismo.
Como assistir ao filme “A onda”?
- No caso do filme “A Onda”, é importante identificar os principais tópicos, como autocracia, fascismo, fanatismo, “alternativas de poder” e legitimação indireta de um líder, por exemplo, e memorizar algumas cenas que exemplifiquem as situações. Você não precisa assistir ao filme com um caderno fazendo várias anotações.
Por que a onda acabou?
- Assumindo que foi longe demais, ele pede perdão e declara que A Onda acabou. Revoltado, Tim aponta a sua arma para o grupo e acaba ferindo um dos colegas. Em seguida, percebendo que o movimento realmente acabou, ele comete o suicídio na frente de todos. O filme termina com o professor sendo preso e levado no carro da polícia.
Por que o professor deve ser chamado de onda?
- O professor deve ser chamado de Senhor Wenger e o movimento ganha símbolo e nome: a onda. A unidade que constroem com o apagamento de suas identidades faz com que os jovens protejam os outros membros da Onda e sejam hostis com quem não pertence ao grupo.
Quais são as recompensas da onda?
- Eles passaram a se comportar com total submissão às regras de “A onda”, reforçados por um conjunto de recompensas, sendo a principal delas a aceitação social. A onda se espalha por toda a escola, com os alunos cada vez mais dispostos a orientarem seu comportamento pelas regras do grupo, abrindo mão de seus valores e crenças pessoais.