Como surgiu a Rede de atenção Psicossocial?
Índice
- Como surgiu a Rede de atenção Psicossocial?
- Como funciona o atendimento aos moradores de residências terapêuticas?
- Como funciona a rede de atenção psicossocial?
- Como funciona a Saúde Mental no SUS?
- Como a rede raps foi construída?
- Quais são os objetivos gerais e específicos da rede de atenção psicossocial?
- Qual a importância das residências terapêuticas?
- Quais são os componentes da RAPS?
- Quais as diretrizes da Rede de atenção Psicossocial?
Como surgiu a Rede de atenção Psicossocial?
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída pela Portaria MS/GM nº 3.088, de 11, prevê a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de ...
Como funciona o atendimento aos moradores de residências terapêuticas?
O acompanhamento a um morador deve prosseguir, mesmo que ele mude de endereço ou eventualmente seja hospitalizado. O processo de reabilitação psicossocial deve buscar de modo especial a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade.
Como funciona a rede de atenção psicossocial?
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Como funciona a Saúde Mental no SUS?
A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade.
Como a rede raps foi construída?
No ano de 2011 foi emitida a Portaria nº 3.088 do Ministério da Saúde 6 que, organizando o trabalho conjunto dos diversos serviços de atenção à saúde mental de base comunitária, instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Quais são os objetivos gerais e específicos da rede de atenção psicossocial?
Segundo a Portaria nº 3.088/2011 são objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial: ... Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências (BRASIL, 2013).
Qual a importância das residências terapêuticas?
Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
Quais são os componentes da RAPS?
Fazem parte da RAPS os equipamentos de Saúde que integram o SUS, nos variados níveis de complexidade, da atenção básica à alta complexidade, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS); Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); Consultório na Rua; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais ...
Quais as diretrizes da Rede de atenção Psicossocial?
São diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial:
- Eixo 1: Ampliação do acesso à rede de atenção integral à saúde mental.
- Eixo 2: Qualificação da rede de atenção integral à saúde mental.
- Eixo 3: Ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação.
- Eixo 4: Ações de prevenção e de redução de danos.